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07 pontos sobre o programa de afiliados

07 Pontos Sobre o Programa de Afiliados

Diversos são os negócios que podem se beneficiar da oferta de seus produtos por meio da venda realizada por um terceiro.

 

Aqui falamos de cursos online, venda de eletrodomésticos, jóias, roupas, entre outros, observamos o crescente número de pessoas buscando empreender por meio do mercado de afiliados.

 

Em todo negócio, cuidados devem ser tomados para que a qualidade, eficiência possa prevalecer e boas vendas serem realizadas, certo é que não seria diferente no segmento de afiliados que cada vez mais atrai inúmeras pessoas.

 

Para oferecer o programa de afiliados do seu produto, é importante estar atento a forma de oferta, para que o afiliado represente seu negócio da maneira esperada e não manche a reputação que você construiu.

 

Como fazer isso e quais os cuidados necessários, é o tema do nosso artigo de hoje, ele foi desenvolvido pensando nos problemas mais comuns que podem ser evitados com uma gestão eficiente e cuidado jurídico.

 

O que é o programa de afiliados?

 

 

O programa de afiliados, também conhecido como mercado de afiliados, é um mecanismo de venda de produtos por meio de indicação.

 

Vamos utilizar o exemplo do mercado de produtos digitais - infoprodutos - para ilustrar:

 

Ana é empreendedora, comercializa por meio da internet seu curso de estruturação de eccomerce.

 

programa_de_afiliados_marketing_infoproduto_quais_cuidados.jpg

 

Ana, libera seu curso online para que outras pessoas possam vender e receber comissões. Dessa forma, Ana vai ter pessoas em busca de promover a venda de seu curso, por meio de anúncios de seu produto online, alcançando um maior número de pessoas.

Para que Ana possa ter uma melhor gestão e eficiência das pessoas que estão comercializando o produto, é desenvolvido o programa de afiliados, em que será estipulado o percentual sobre as vendas e também é possível estabelecer diretrizes que vão nortear os afiliados, para que sua reputação não venha a ser comprometida, será explicado ao longo do artigo. 

 

É preciso ter em mente, que para o afiliado, essa é uma forma de renda extra ou até mesmo de construir a sua liberdade de horário, o que beneficia o Afiliado e o criador do Programa.

 

O que o Criador de Conteúdo precisa saber antes de criar seu programa de afiliados? 

 

 

Para oferecer seu produto, permitindo que um terceiro se  filie e efetue as vendas, será importante utilizar um mecanismo para as vendas e contabilização correta. 

 

Hoje, para produtores de conteúdo digital, as plataformas que hospedam tais cursos possuem ferramentas para isso, contudo se você utiliza sua própria plataforma é um ponto a ser observado. Caso, o seu cenário não seja de um produtor de conteúdo digital, desenvolver ou utilizar meios será um ponto importante para que se possam ser gerados os relatórios das vendas e ganhos auferidos pelos afiliados.

 

No mercado de afiliados, não existe uma regra geral de quanto deve ser o percentual de vendas a ser dado ao afiliado, tudo irá depender da atratividade de seu produto e também do seu modelo de negócios.

 

Diferentes são as plataformas que possibilitam a venda de produtos por meio do programa, mas cada um irá demandar um cuidado diferente, veremos a seguir o que deve ser observado.

 

Imagem e reputação

 

Quando falamos de um terceiro efetuar vendas em nome de uma empresa, precisamos ter em mente que os contatos que efetuar será representando esse negócio.

 

Ele se torna um porta voz dessa marca, desse empreendimento.

 

Isso significa, que se o atendimento for ruim, informações confusas ou com cunho de enganar o cliente para efetivar uma venda, compromete a reputação da marca, pode comprometer sua imagem, o que compromete a captação de novos clientes.

 

Pensando nisso, é necessário que essa relação com o afiliado possa ser bem sucedida, será necessário adotar mecanismos que protejam a reputação do seu negócio e sua imagem enquanto produtor de conteúdo digital.

 

Estabelecer as regras, para que o afiliado possa ter uma conduta esperada e também saiba o que esperar do seu programa de afiliados.

 

 

O que deve conter no programa de afiliados?

 

 

O programa de afiliados, deve estar associado o seu modelo de negócios e metodologia, por isso é recomendado que se desenvolvam diretrizes e cuidados relacionados a:

 

  • Abordagem  de vendas do Afiliado;
  • Política do Programa de Afiliados;
  • Forma de divulgação do produto pelo afiliado;
  • Privacidade e Proteção de Dados;
  • Comissões do Afiliado;
  • Risco Trabalhista Afiliado;
  • Imagem do seu Negócio.

 

 

Irei explicar o objetivo de cada uma dessas políticas abaixo, que possuem o objetivo de trazer a maturidade para o seu negócio, transparência e segurança para caso dúvidas e problemas surjam nessa relação.

 

 

 Abordagem de vendas do Afiliado

 

 

Desenvolver orientações e metodologia para as vendas do Afiliado é importante, pois é necessário adoção de cuidados para a forma que o afiliado irá promover a prospecção de clientes, o que poderá ou não ser assegurado ao cliente, atos proibidos como prática de spam, promessas descabidas, importunação aos clientes, ou ainda, vedação a divulgação de produtos de concorrentes ou ataques a eles.

 

Do contrário, irá se deparar com uma comunicação diferente da utilizada por você em sua marca, comprometendo todo o trabalho que desenvolveu e criou para fortalecimento do seu negócio no mundo.

 

Informações conflitantes não só causam prejuízos, mas podem levar um cliente a adquirir e se sentir enganado, por promessas feitas e o acionar judicialmente com base nos direitos do consumidor. Apesar de ser o afiliado quem veiculou um anúncio com informações incorretas, a responsabilidade recai sobre você e seu negócio.

 

Você estaria pronto para lidar com esse tipo de crise? Possui os mecanismos de contenção?

 

Existem mecanismos que são desenvolvidos para auxiliar na gestão dos afiliados, para a construção de um programa que minimize o risco de problemas surgirem por atos praticados pelos afiliados em seu nome na expectativa de fechamento de vendas, os quais podem se mostrar prejudiciais.

 

Política do Programa de Afiliados

 

 

A política, é o termo que dá vida ao seu programa de afiliados, com orientações e regras gerais para que todos tenham ciência do que esperar do programa.

 

Ela será o direcionador de como o seu programa vai funcionar, sem surpresas inesperadas aos afiliados a cada semana, proporcionando ordem e clareza. Conduz o afiliado para um alinhamento genuíno de como ele poderá ser um membro do seu programa e o que é necessário para participar.

 

Por meio dele, pode ser definido as regras de comissionamento, direcionamentos dos atos que podem ou não ser praticados pelo participante e estabelecer uma maior segurança para essa relação.

 

Privacidade e Proteção dos Dados

 

 

Coletar informações de pessoas, para o uso em anúncios e operacional estratégico do seu negócio requer uma atenção especial à legislação.

 

Em nosso país, possuímos a Lei Geral de Proteção de Dados, a qual estabelece como as informações das pessoas devem ser protegidas e tratadas por empresas, pois os dados como nome, CPF, endereço de IP, telefone, email, devem ser protegidos, esses dados não pertencem a você, mas ao próprio indivíduo.

 

Ao manter esses dados, dos chamados leads, é preciso informar como são armazenados, quais dados são coletados e estar associado a uma base legal. Esse documento não segue um modelo padrão, deve ser desenvolvido por um advogado especializado, pois existem uma série de cuidados internos e externos que devem ser tomados, para a segurança do  seu negócio, clientes e também dos afiliados. 

 

 

Divulgação do Produto pelo Afiliado

 

 

É prática comum no mercado, que um afiliado divulgue o produto a ser vendido na internet, por um link que é divulgado via site e até mesmo mídias sociais.

 

O afiliado ao anunciar a venda, por meio do seu link de compra, comumente promove anúncios ou cria uma página de vendas, valendo-se de estratégias de copy e uso da imagem do criador do produto digital.

 

A grande questão aqui, é: foi permitido ao afiliado efetuar a divulgação nesses moldes?

 

Quais prejuízos, podem ser causados se no anúncio contiver fotos que não reflitam o seu branding? Design com baixo teor de qualidade? Uso de imagens de terceiros? Comparações e uso do nome do concorrente? Erros e promessas que violem o direito do consumidor?

 

É a reputação e credibilidade do seu negócio, que pode ser prejudicada, inclusive podendo gerar prejuízos financeiros ao seu negócio.

 

Ao estabelecer as diretrizes de como o afiliado poderá efetuar a divulgação e venda, você padroniza, mantendo uma comunicação alinhada ao seu objetivo, diminuindo riscos jurídicos e problemas por decisões tomadas pelo afiliado que na verdade devem ser suas.

 

É possível inclusive fornecer qual o material a ser utilizado pelo afiliado.

 

Ao se deparar com uma violação pelo afiliado, que não segue os procedimentos estabelecidos na política, as medidas que tomar vão estar fundamentadas no  programa e com isso o auxilia em caso de eventuais alegações do afiliado.

 

Você estrutura um programa com diretrizes claras e alinhado ao seu posicionamento no mercado, para que o programa na verdade seja benéfico e não um causador de dissabores e constante retrabalho.

 

Lembre-se: essa instituição de regras e diretrizes precisa ser formulado por um advogado, para que direitos sejam preservados e crie uma estrutura que em caso de problemas também funciona como um meio de prova e respaldo de como realmente é a sua operação.

 

 

Comissões do Afiliado

 

 

O afiliado possui dúvidas de como será o seu pagamento, quais os meios necessários e formas de pagamento? É preciso deixar claro como ocorrerá as regras das comissões do afiliado, como o relatório das vendas é analisado e o efetivo pagamento.

 

Quando falamos em produto digital, precisamos ter em mente que o cliente possui o prazo legal de sete dias para desistir de uma compra, não é incomum que profissionais ofereçam a extensão desse prazo e como fica o afiliado, que fez a venda e espera o pagamento?

 

Estabelecer as diretrizes, proporciona uma transparência nessa relação. Afinal, um afiliado motivado e que sabe o que espera, se empenha e se vê diante de um negócio que respeita seu trabalho.

 

É por meio desse instrumento que se aborda emissão de nota fiscal, prazo de pagamento e validação das vendas, justamente para não se cair num cenário de falsas vendas.

 

 

Risco Trabalhista do Afiliado 

 

 

Como dito, muitas pessoas buscam nos programas de afiliados uma forma de obter renda, mas não deve ser confundido com uma relação empregatícia.

 

Ocorre que, se a estruturação do programa não for desenvolvida da forma correta, se poderá criar uma operação em que os requisitos de um emprego estão presentes. Cada ponto precisa ser analisado, para o negócio obter a segurança desejada.

 

Haverá um emprego ao afiliado ou na verdade se trata de um profissional que poderá gerenciar seu tempo e horário, com sua flexibilidade de oferecer serviços para diferentes pessoas?

 

Cada relação, irá demandar cuidados distintos, logo fazer uso das ferramentas corretas, o auxilia na estruturação do programa e preservação da relação com o afiliado, para não incorrer no risco de uma alegação de vínculo trabalhista que não existe.

 

 

Imagem do seu negócio

 

 

Criadores de conteúdo, que fornecem seu produto por meio do programa de afiliado devem estar atentos a forma como sua imagem será veiculado pelo afiliado.

 

Conforme exposto no artigo, existem cuidados que devem ser tomados para que o afiliado não prejudique a sua reputação e tampouco utilize sua imagem de forma indevida.

 

Porém, é importante compreender que caso ocorra, é possível remover o afiliado, devendo existir previsões nesse sentido.

 

Sua imagem não pode ser utilizada para fins que não autorizou, garantir que a utilizem dentro de suas condições é um direito e caso sofra prejuízos a pessoa poderá ser responsabilizada.

 

Conclusão

 

 

Criar um programa de afiliados irá demandar cuidados, para que se torne lucrativo o que é totalmente possível, mas que vai exigir tomadas de ação que no longo e médio a longo prazo se mostram eficientes e que reduzem custos operacionais.

 

Quando você é uma marca e seu negócio gira em torno de sua imagem ou produto principal, zelar pelo que vem construindo é uma tarefa que exige empenho, busque auxílio de um advogado especializado para que o mesmo analise e desenvolva as diretrizes do seu programa com a segurança que você precisa.

 

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