BLOG

“Se você não registra a sua marca, ela não é sua.”

“Se você não registra a sua marca, ela não é sua.” - Laura Albertacci

É isso mesmo, não se engane em pensar que por utilizar o nome do seu negócio ele lhe pertence, ou por possuir um domínio na internet.

O nome só será seu se for o detentor do registro de marca, o qual só é possível com registro no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O registro da marca evita inibir riscos, protege o nome do negócio frente a eventual ameaça pelo uso do nome.

Você sabia? Existem regras e critérios para o registro da marca.

Isso mesmo, o INPI disponibiliza mais de 40 classificações para o registro da marca, sendo possível o registro em segmentos distintos, mas vale lembrar que é necessário especial atenção no registro do logotipo de sua marca e nome. O registro deve ir de encontro com as estratégias do negócio e deve ser efetuada uma análise, para identificar se o nome desejado já possui registros e análise de anterioridade.

Posso registrar a minha marca antes de abrir a minha empresa?

A resposta para essa pergunta é sim, inclusive é recomendado que efetue o registro da sua marca antes de estar com o seu negócio a pleno vapor, pois gera maior segurança e inibe que outras pessoas efetuem o registro do nome antes de você ou ainda buscar a via judicial em caso de similaridade do nome por concorrentes.

É possível efetuar o registro do nome quando da entrada do CNPJ ou até mesmo antes, durante toda a estruturação do negócio.

Posso registrar a minha marca sem possuir o CNPJ?

Sim, é possível o registro como pessoa física. O detentor da marca passa a exercer o direito de utilizar o nome, sem riscos e protegendo o negócio ou produto.

Cuidar do seu empreendimento demanda estratégia, não negligencie aquilo que irá diferenciar sua empresa das demais, proteja sua empresa.

Possui dúvidas quanto ao registro de marca?

Entre em contato.

Artigos relacionados