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Avatares, NFT’s, Metaverso & Registro de Marcas: A tecnologia a favor do seu negócio.

Avatares, NFT’s, Metaverso & Registro de Marcas: A tecnologia a favor do seu negócio.

Avatares, NFTS & Metaverso, são temas atuais que renderam

um certo “estardalhaço” em 2022 e já mostra que a fase de empolgação em relação ao Metaverso vem perdendo força, mas é nítido o movimento de grandes empresas e personalidades que são suas próprias marcas ao adotarem um Avatar ou NFT para os representar.

 

Afinal, o que é esse movimento?

 

Ele é para todo tipo de negócio ou apenas para famosos ou influenciadores?

 

O que é NFT?

 

NFT é um token criptográfico, que armazena informações de forma segura, digital e se encontra em uma rede distribuída, como por exemplo, em uma rede blockchain, lembrando que esse universo não se resume a criptoativos.

 

O NFT, possui funções variadas, como por exemplo mecanismo de registro de venda de um bem, como o caso de aquisição de parte de um imóvel, como ocorrido no caso da Sra Lenita, uma idosa de 82 anos, que adquiriu 20% de um apartamento por meio dessa ferramenta.

 

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Observamos casos, em que grandes somas foram pagas em troca de imagens únicas, como a utilizadas por famosos como Neymar, que adotaram a imagem de uma suposta arte de um macaco entediado:

 

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O que é Metaverso?

 

Não vamos resumir o metaverso a empresa Meta de Mark Zuckerberger, o qual adotou para si o uso do termo, que é anterior ao projeto divulgado pelo empresário.

 

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Metaverso, é um ambiente virtual, que se propõe a integrar um conceito de realidade. Neste ambiente, encontraríamos as mais diversas funcionalidades, como lojas, mídia social, site, no caso a internet aumentada, em um ambiente compartilhado e que integraria uma maior gama de informações e funcionalidades.

 

Deixo com vocês, a proposta de Mark, divulgada por sua empresa Meta.

 

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O que é Avatar?

 

Um avatar, pode ser entendido como os velhos mascotes para as empresas, de forma mais simplista, apenas para contextualizarmos, vale destacar que algumas empresas aderiram a figura de tais personagens para serem a cara de seu negócio.

 

 

 

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Um exemplo de empresária e influenciadora digital é Sabrina Sato, que busca despersonalizar-se de seus negócios por intermédio de um Avatar de nome Satiko, a qual se encontra em processo de registro de logomarca no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial, a qual será registrada como marca, sendo essa uma forma de proteção estratégica de seu Avatar.

 

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Um avatar, em mídias sociais e até mesmo jogos, é uma representação do indivíduo, o qual possuirá características, uma imagem, em alguns casos acessórios que são comercializados, você pode notar, que é possível que tais mecanismos podem coexistir em um mesmo espaço, como o metaverso.

 

Já se observa que empresas adotaram mascotes de acordo com o momento atual, mas qual a estratégia que se esconde por trás de tal decisão?

 

O intuito é claro, não vincular a reputação da empresa a um único indivíduo, pois não é incomum um deslize, declaração errada ou cometimento de atos que prejudicam o negócio, ocasionando o movimento conhecido por cancelamento, nada mais é que uma forma de boicote a marca, em que é cobrado um posicionamento frente a um fato.

 

Ocorre que, pessoas se conectam com pessoas, nesse ponto mora o vínculo da audiência com o influenciador, que por meio da credibilidade que possui, é capaz de alavancar vendas e já se observou que tal resultado é interessante aos negócios.

 

Dessa forma, o uso de um Avatar, é uma estratégia para driblar eventuais riscos ao negócio ao definir um indivíduo como a cara da marca, permitindo o controle de como será o posicionamento de forma que favoreça a marca, evidenciando seus valores e objetivos.

 

Dito isso, é importante que a adoção de tal mecanismo seja realizada de forma estratégica e deve-se levar em consideração pontos importantes, como:

 

- Direito Autoral: devido ao personagem ser um a criação e incidir direitos
- Registro do Avatar como marca
- Contrato de Cessão Autoral

 

 

Conforme exposto, o uso de tais figuras é estratégico e deve ser utilizado com objetivo claro e definido, os meios de proteção não devem ser negligenciados, pois poderá incorrer em uma não obtenção do registro. Quanto custaria perder todo o dinheiro gasto em:

 

  • Desenvolvimento
  • Propaganda
  • produtos
  • marketing
  • reputação e branding da marca?

 

A estratégia precisa ser clara, fazer por fazer, pois todos fazem não é garantia de retorno e por vezes não combina com o público que almeja.

 

É importante que exista atenção aos direitos relativos a propriedade intelectual, antes de qualquer veiculação midiática ou em redes sociais.

 

Conclusão:

 

O seu negócio é a materialização do seu sonho, cuidar de cada etapa é importante. Certo é que adoção de tal ferramenta pode favorecer em pontos de contato com o cliente, mas deve ser bem desenvolvido.

 

Busque não comprometer a saúde do seu negócio por momentos passageiros, ainda existe um longo caminho no que vemos de novidades no universo digital, foque em escolhas congruentes com seus valores.

 

Se você deseja conversar a respeito desse e outros temas para a proteção do seu negócio, entre em contato e agendamos um horário.

 

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