de contato digitais de uma empresa ou marca pessoal, por meio de um site empresa, redes sociais, irá atuar com estratégias de marketing digital para o gerenciamento e análise de páginas que lhes foram atribuídas.

 

É um profissional criativo, que pode inclusive gerenciar equipe que irá executar as estratégias desenvolvidas pelo profissional, ou ainda prestar tal serviço para clientes distintos.

 

O que faz um social media?

 

https://www.youtube.com/watch?v=6LiYP3LM6mM

Veja esse vídeo a respeito do tema.

 

O Social media é o responsável pelo gerenciamento e produção de conteúdo da página de mídia digital ou site, de pessoas físicas ou jurídicas e deve possuir conhecimentos de marketing e das áreas que representa.

 

Nesse segmento, existem profissionais que ofertam seus serviços vinculados a outras áreas, como gestão de tráfego.

 

Através da voz do social media a marca de uma empresa ou pessoal de um profissional será transmitida, fortalecendo a presença digital e criando a conexão com a base de clientes e seguidores que podem ser convertidos em clientes.

O social media da voz da marca.

 

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Como funciona o contrato do social media?

 

O profissional poderá ofertar o seu trabalho de duas formas, via CLT sendo um funcionário da empresa, com subordinação ou atuam por meio de prestação de serviços, o que tem se tornado comum, mediante a possibilidade de atender dezenas de clientes.

 

Cada profissional possui uma forma única de ofertar seus serviços, o que poderá englobar responsabilidades variadas, bem como produção de serviços que não são relacionados à função do social media, sendo importante ter atenção a realidade do serviço ofertado para que o contrato não se torne um pedaço de papel vão, como mera formalidade.

 

O contrato surge mediante a necessidade de resguardar e proteger as partes, ele deve ser sob medida para que demonstre aos seus clientes:

 

- Comprometimento;
- Personalidade;
- Diferenciação no mercado
- Profissionalismo;
- Competência;
- Transmita Confiança;
- Resguarde as partes.

 

A construção do contrato deve ter a clareza do serviço a ser ofertado: social media, sendo importante abranger todas as obrigações, o que será ou não prestado pelo profissional, para que não se gere margem ao desconforto nessa relação, pois o primordial é que ele não atrapalhe o relacionamento, mas o consolide.

 

Qual objetivo de ter um contrato de social media?

 

Social media é uma forma de serviço única, não sendo cabível o uso de contratos comuns de prestação de serviço, o mesmo deve corresponder à realidade do serviço ofertado, deve resguardar o profissional e agregar valor ao serviço ofertado.

 

O contrato serve as partes, ele trás a clareza quanto ao serviço que será prestado, bem como protege ambas as partes em caso de inobservância as disposições do contrato e/ou eventuais problemas que podem ocasionar em tratativa em judicial, nesse cenário o contrato deve corresponder à realidade, sob pena de ser considerado nulo.

 

O uso de um contrato demonstra profissionalismo e evita riscos desnecessários ao negócio, sem mencionar que em uma relação entre a pessoa jurídica e um profissional que preste o serviço sem contrato, poderá incorrer na possibilidade de reconhecimento de vínculo de emprego, ou seja, possibilidade de sanção na esfera trabalhista.

 

Pontos de atenção no contrato de social media?

 

O contrate deve ser claro, para não se tornar burocrático, sua linguagem deve ser acessível, para que possa ser compreendido e cumprido, pois de nada adianta inserir cláusulas que não correspondem com a realidade ou incompreensíveis as partes designadas, por isso muita atenção e não adote modelos prontos de internet, ele precisa ser sob medida, para que lhe proteja.

 

O que deve conter no contrato de social media?

 

Um contrato de prestação de serviços de social media, deve atender as disposições contratuais e especial atenção a cláusulas que protejam a relação entre as partes e forma de prestação do serviço:

 

- A correta identificação das partes;
- O real objetivo do serviço prestado;
- Abordar as responsabilidades de cada parte;
- Quais serviços serão prestados? O profissional efetuará o design? Irá responder comentários e interagir? O profissional será o rosto da marca, por meio de imagem e voz? Efetuará a gestão de tráfego? Reels? O que esse profissional não irá executar?
- Métricas, relatórios, análises, reuniões, aprovações devem ser previstas em contrato.
- Quantos ajustes o profissional efetuará no trabalho que foi aprovado? Serviços extras ou entregas além do contratado, qual o valor já dimensionado em contrato?

- Direito autoral deve ser tratado em contrato;
- Meios de comunicação;
- Rescisão contratual;
- Prazos e formas de pagamento;
- Publicações adicionais e valores adicionais relativos a serviços extras, já previstos em contrato.

 

Esses são alguns dos pontos que não podem ser negligenciados para que ocorra boa e efetiva prestação dos serviços, é necessário atenção a legislação e a forma em que o serviço será prestado, conforme informado acima, para que não se torne uma relação de trabalho e incida a possibilidade de reconhecimento de vínculo de emprego.

 

Laura , estou perdido em como iniciar, quais passos devo dar?

 

Talvez, você que esta lendo esse artigo se sinta perdido na forma de delimitar os seus serviços e até mesmo precificar, existem pontos que você precisa considerar, até mesmo para boa definição dos serviços que presta:

 

- Quais são as suas competências? O que você já sabe da profissão social media, o que pode ser incluído no seu portfólio?
- Defina os serviços que irá ofertar;
- Defina sua metodologia de trabalho, como vão funcionar as entregas, análises e quais serviços irá ofertar, para que esse levantamento auxilie em sua comunicação, estratégia e contrato.

 

Defina os valores do seu serviço, para isso é importante saber calcular a sua hora de trabalho, para que possa ofertar pacotes diferentes de serviço, se este for o seu caso;

 

Já possui clientes? Efetue um levantamento das maiores dúvidas dos seus clientes e também das dificuldades, para que sejam tratadas em contrato, com previsões e até mesmo a possibilidade de multas.

 

Contrato teste para social media

 

O contrato teste, é um mecanismo muito utilizado na prestação de serviços de marketing digital, em que o serviço é ofertado para validar uma parceria para um lançamento de infoproduto ou ainda prestação dos serviços por curto período de tempo.

 

O intuito é validar o relacionamento e eventuais necessidades que podem surgir durante o teste, de modo que no contrato definito tais especificações e particularidades sejam tratadas.

 

Afinal, por que eu devo fazer um contrato de social media?

 

Veja, um contrato visa garantir a sua segurança na oferta de serviços, para que a relação com o seu cliente funcione da melhor maneira possível, com ética, transparência e credibilidade, por meio de um contrato objetivo e sob medida, será possível em eventuais diálogos apontar o que foi previsto, um contrato claro não é gerador de dúvidas.

 

Todos os pontos de contato, responsabilidades, prazos, obrigações, pagamentos, sanções e multas são tratados em seu contrato, inclusive  a possibilidade de reajustes.

 

O contrato busca garantir a sua segurança, ainda que relações humanas falhem, caso ocorra ele é a sua proteção e garantia de minimizar os seus riscos e do negócio, permitindo que busque auxílio judicial se necessário, nesse caso o mesmo irá resguardar a prestação do serviço para ambas as partes, em seus direitos e deveres.

 

Conclusão:

 

A profissão social media, permite ao profissional diversas formas de ofertar seus serviços e que o mesmo delimite o que será ou não incluso na sua forma de trabalho.

 

Contudo, é importante adoção dos cuidados necessários para que a prestação dos serviços possa ser efetuada com segurança, o contrato busca garantir os direitos e forma de prestar oferta de conteúdo para cada cliente.

 

Vale lembrar que é possível um contrato específico para cada cliente, ou desenvolvimento de uma forma que atenda a sua forma de prestação de serviços para clientes diversos, mas demanda estratégia e análise da sua realidade profissional e forma de prestar serviços.

 

Você possui dúvidas a respeito? Vamos conversar me envie uma mensagem.

 

Artigo escrito por: Laura Albertacci

Instagram: @lauraalbertacci

Contato: 16 993482323