O mercado digital mudou, a janela de oportunidade foi aberta para que pessoas comuns pudessem inovar e criassem suas oportunidades, para vender seu conhecimento por meio de curso online, mentoria, e-books, criando uma verdadeira esteira de produtos.
Veja, a situação vivenciada por Clara tornou-se um meio de mudança de negócios, que por vezes estavam apenas com olhos direcionados para o mundo físico.
Contudo, Clara se vê diante da necessidade de proteger suas criações, pois plágio e uso indevido da marca é algo que está no radar dos produtores de conteúdo.
Talvez, você esteja passando por isso e se deparou com esse artigo, então fique atento e iremos analisar os pontos que você precisa saber.
Como proteger o meu infoproduto de cópias e plágio?
A realidade dura de produtores de conteúdo digital, que vendem suas criações é lidarem com plágio e cópias, com o crescimento de mais pessoas enxergando um mar de possibilidades no mercado digital, o que vemos são práticas de pessoas que veem a internet com um espaço sem lei, o que não é verdade.
Logo, é importante adotar os mecanismos de proteção para que as medidas cabíveis possam ser utilizadas e aqui falamos do Registro de Marca e Autoral.
Veja, o registro autoral é a ferramenta em que se registra uma obra como um e-book, para se demonstrar que se é o verdadeiro criador da obra. Apesar de não ser um requisito necessário para exercer direitos, é relevante para se ter provas para agir na proteção de seus direitos e interesses.
No registro de marca, tornamos o nome escolhido uma marca, garantindo o direito de usar o nome de forma exclusiva em todo país e exercer direitos, proibindo até mesmo que terceiros utilizem a marca.
Para saber mais sobre marca leia: Universo de Marca: Importância para seu negócio e Registro de Marca no INPI
Posso registrar meu infoproduto?
O infoproduto pode e deve ser registrado, justamente para proteger a sua criação de atos que acarretam prejuízo ao negócio, para combater pirataria, plágio, uso não autorizado e cópias.
Quais infoprodutos podem ser registrados?
- Mentoria;
- Curso Digital;
- E-book;Webinar;
- Podcast (entre outros);
O registro da criação, como uma marca, é realizado no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial , de acordo com o ramo de atuação do negócio.
- Mediante o registro, poderá se obter:
- Ser dono da marca;
- Marca vale por 10 anos e renovável;
- Exclusividade para uso da marca;
- Poderá licenciar para terceiros usarem e cobrarem por isso;
- Proibir o uso não autorizado.
Dessa forma, entender os benefícios que o registro proporciona e principalmente a compreensão que trata-se de um investimento no negócio que está associado também a se evitar prejuízos à reputação do negócio, que podem ocorrer se utilizados por terceiros não autorizados.
Conclusão
O registro proporciona segurança para o infoproduto, proteção para que o mesmo seja preservado e os ganhos sobre o produto digital que você criou sejam colhidos por você e não por terceiros.
É importante investir de verdade no negócio, não abrindo margem para que um terceiro se aproprie do nome que você criou, cunhou e suou a camisa para tornar forte e atrair clientes, mas ao negligenciar isso você deixa a possibilidade para esse terceiro. Afinal, é dono quem registra.
Se você deseja ler mais sobre esse e outros temas leia aqui no blog. Para falar comigo clique aqui.