BLOG

Compliance em gestão de pessoas: você sabe o que é?

Compliance em gestão de pessoas: você sabe o que é? - Laura Albertacci

A palavra Compliance, em geral pode causar certa confusão por ser um termo em inglês, significa dizer “em conformidade”. 

A conformidade é a constante busca de adequar a empresa as leis e normas técnicas que regulam a atividade do empreendimento. Desse modo, Compliance é um programa de adequação que promove ganhos para as empresas.

Reflexos do Compliance nas empresas

O programa de Compliance vem sendo implementado por muitas pessoas jurídicas, pois em decorrência da nova lei de licitações, o poder público vem exigindo que as empresas possuam o programa para participarem do processo licitatório ou ainda que ao firmarem o contrato com o poder público, porém é válido mencionarmos que esse programa já existe desde os anos 1950 nos Estados Unidos e vem ganhando força no cenário brasileiro, desde inúmeros casos de corrupção e desencadeamento da operação Lava Jato, efetuada pela Polícia Federal e lei Anticorrupção. 

Apesar de exigências de empresas multinacionais pressionarem empresas brasileiras a adotarem  o programa, já se observa que o debate vem sendo gerado no Brasil há alguns anos, pois trata-se de uma ferramenta que atua de modo preventivo nas empresas, propiciando a identificação de riscos, diminuição do passivo trabalhista e ganho de espaço no mercado frente aos concorrentes.

Vale destacar que o compliance nas empresas pauta-se nas seguintes ferramentas:

  • Apoio da alta gestão;
  • Auditoria interna;
  • Código de Conduta;
  • Política Interna e Regulamento interno;
  • Monitoramento;
  • Due Diligence;
  • Gestão de Riscos;
  • Treinamento Corporativo;
  • Canal de denúncias.

Vemos, portanto, que o uso de ferramentas estratégicas é de grande importância para a implementação do programa, sendo certo que o mesmo é adotado em todos os setores da empresa, na busca da conformidade.

Por que implementar o Compliance na gestão de pessoas?

A gestão de pessoas busca atuar com olhos voltados em aplicar as rotinas da empresas aos colaboradores da mesma, não se esquecendo do capital humano, compreendendo que o ambiente de trabalho propício e de respeito ao indivíduo gera ganhos a empresa e evita riscos trabalhistas.

Existe uma busca atual por parte de gestores de pessoas em levar essa conscientização as empresas e lideranças, evidenciando os ganhos obtidos quando o funcionário é tratado com respeito, ao criar um ambiente estimulante para que os resultados pretendidos pela empresa possam ser evidenciados, conciliando a necessidade de interação humana no ambiente de trabalho, pois o ser humano por sua natureza é complexo e não é uma máquina.

O compliance é um programa que deve ser implementado em todas as áreas de uma empresa, quando olhamos para a gestão de pessoas e necessidades da área, que cuida justamente dos empregados da corporação busca-se também rever os processos para diminuir e evitar o passivo trabalhista, pois afetará por consequência a operação da empresa, suas estratégicas e pode inviabilizar o crescimento da mesma.

Desse modo, as ações do compliance na gestão de pessoas busca evitar:

  • Passivo trabalhista;
  • Fraudes, erros e equívocos;
  • Pagamentos a maior ou menor de verba trabalhista;
  • Reclamações e multas trabalhistas;
  • Pagamentos indevidos de encargos sociais como IR, INSS, Contribuição Sindical; Ações de danos morais e sexuais
  • Adequação a legislação;

O compliance irá possibilitar que a área de gestão de pessoas não apenas atue em conformidade a legislação, mas atue com maturidade frente aos desafios, corrigir a tempo vulnerabilidades que possam ocorrer na empresa.

Benefícios para a empresa:

Por meio de ações que visem à valorização do individuo, ética, combate a discriminação e desrespeito, tem-se a valorização do capital humano, a melhora do ambiente de trabalho, o desenvolvimento de uma cultura organizacional pautada em princípios éticos, o que afeta diretamente o bom andamento dos negócios.

Ao olharmos as mudanças e ferramentas que são implementadas na gestão de pessoas, é notória a mudança de postura da empresa,  seu compromisso se torna sólido, refletindo desde a alta gestão a todos da empresa, os esforços empreendidos são notados por todos da empresa refletindo no serviço prestado pelos empregados.

Dutra diz que a gestão de pessoas é “um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo”.

A gestão de pessoas trabalha para viabilizar as mudanças necessárias na corporação para os tempos atuais, todavia é importante que a gestão busque ampliar a consciência do indivíduo, pois o trabalho empreendido pela organização não será suficiente, as ações empreendidas não podem ser puramente técnicas, sem eficácia, devem ir de encontro à necessidade da organização e não para conduzir a equipe como se os controlassem.

Implementar o compliance na gestão de pessoas, possui como objetivo envolver as pessoas, nenhum programa será eficiente ou bem sucedido sem que se sintam partes do mesmo, sem que compreendam a real importância e o valor agregado ao mesmo, é permitir que tenham o sentimento de pertencimento quanto as mudanças que a organização se propõe a efetuar, quando sentem vindo inclusive da gestão de pessoas o sentimento gerado é valioso para toda a transformação do ambiente de trabalho e operação da empresa.

A importância do Compliance na gestão de pessoas

O Compliance na área de gestão de pessoas é de extrema importância, pois tal área é regulamentada pela legislação trabalhista e atendimento aos acordos coletivos, de tal forma que é importante que estejam em perfeita harmonia a legislação.

Ao criarmos nos membros da equipe de gestão de pessoas a cultura da conformidade, ensinando-os o real valor de uso das ferramentas do compliance, a necessidade de seguir os regulamentos e diretrizes da empresa gera maior segurança, pois são estas as pessoas que devem cumprir as legislações que se aplicam a empresa, devem respeitar os prazos, pois o descompromisso, ou executar de modo ineficiente poderá desencadear multas, fiscalizações e penalizações a empresa.

A cultura da integridade, disciplina, atenção as normas vem desde a alta gestão   até o mais baixo escalão da empresa, mas se inicia na alta gestão e reflete como se um espelho fosse aos demais.

Pense comigo, os custos de uma ação trabalhista tendem a serem maiores do que se a empresa atuar em conformidade a lei trabalhista, tais prejuízos financeiros podem impactar na operação pretendida pela empresa, nos planos de longo prazo, na estratégia, pode inclusive criar um ambiente de trabalho hostil/ruim que leva ao surgimento de mais ações judiciais, que poderiam ser evitadas por meio de:

Identificação dos erros praticados pela empresa;

Mitigar os riscos;

A questão identificada pode gerar ações judiciais trabalhistas? Corrigir!

A abrangência do compliance na gestão de pessoas de forma corporativa, direciona a construção da ética organizacional, comunicação com as áreas da empresa para consolidar o programa na empresa, os treinamentos corporativos para o desenvolvimento do capital humano, canal de denúncias, tratamento de conflito de interesse e monitoramento das práticas para identificar se a empresa continua atuando em conformidade a lei.

Dúvidas e informações

Gostou do conteúdo? Você quer conversar mais comigo sobre esse tema?

Entre em contato comigo e vamos cuidar de sua empresa, seus funcionários e ajustar os processos internos para o aperfeiçoamento do seu negócio

Artigos relacionados