BLOG

Consultoria Jurídica ou Jurídico Interno?

Consultoria Jurídica ou Jurídico Interno? - Laura Albertacci

A escolha de uma Consultoria Jurídica ou adoção de um Departamento Jurídico interno é uma decisão que demanda analisar

critérios quanto ao que é desejado e esperado, além dos binômios possibilidade x custos.

A Consultoria Jurídica possibilita a adoção de profissionais das mais variadas áreas, formando um corpo jurídico especializado que não possui vínculo empregatício, ou subordinação, permitindo maior flexibilidade, casos concretos que podem ser apresentados como exemplos, experiência dos profissionais com leques diversificados, inovações e conhecimentos que agregam a empresa.

A adoção de um Departamento Jurídico interno possibilita a subordinação, um profissional por vezes exclusivo a corporação e cultura interna da empresa, além do conhecimento organizacional.

Em ambos os casos é pontual observar que não se trata apenas de tratativas de demandas judiciais, tal conceito foi superado, tendo em vista as necessidades de orientação para situações do quotidiano, como por exemplo com funcionários, contratos, clientes, fiscalizações, assessoria, dentre outros casos.

Pontua-se que a análise para qual meio é o mais adequado, deve ser levado em conta que um departamento interno demandará a criação de estrutura, softwares, equipamentos, encargos trabalhistas, porém gera centralização de informações, acompanhamento diário, a terceirização flexibiliza neste aspecto de custos, contudo não se obterá a subordinação, permite equipe variada em muitas vezes o que é um diferencial, visão externa devido ao rol de experiência.

Além do exposto, existe a possibilidade de implementar ambos os modelos, pois é um modelo inteligente, em que todas as frentes podem ser cobertas., aumentando a segurança jurídica da empresa e crescimento dos negócios.

 

Deseja saber mais a respeito, entre em contato.

Aguardo você para mais conteúdos.

 

Artigos relacionados