BLOG

O valor de um contrato e compliance

O valor de um contrato e compliance - Laura Albertacci

O contrato é o termo que regula o firmado entre as partes da relação, tal instrumento é utilizado como mecanismo de garantia, em que é convencionado direitos e obrigações.

As partes celebrantes de um contrato esperam que o cumprimento seja efetivo pela parte contrária, por vezes observamos contratos que são redigidos sem atenção a legislação;  cláusulas que expõem a vulnerabilidade de uma das partes, que por não conseguirem cumprir o estabelecido gera a quebra contratual ou ainda fornecedores que impõem cláusulas claramente abusivas aos contratantes que necessitam do contrato para operar sua empresa e até por mero desconhecimento ou não consulta a um advogado firmam um instrumento que lhe é prejudicial.

É corriqueiro observarmos noticias de escândalo envolvendo contratos firmados junto ao ente público, em que tal ferramenta era utilizada para auferir recursos oriundos de corrupção, com o advento da lei 12.846/13, a comumente conhecida Lei Anticorrupção, obrigando que tal postura se modifique.

As situações acima demonstram a fragilidade de muitos contratos, os quais devem ser firmados pela ótica jurídica, de modo que a ferramenta sirva a seu papel: segurança jurídica a ambas as partes.

Evidencia-se a necessidade de contratos com cláusulas que exijam integridades nas relações, ética, atenção à lei anticorrupção e diante disso é cada vez mais comum a exigência de programas de compliance em contrato, em decorrência também da Lei de Licitações que vem prevendo a necessidade de instituição de programas de compliance para participação do processo e principalmente efetividade.

O programa de compliance atende os contratos, por meio de ferramentas que visem rotinas de monitoramento de contratos, análise de riscos em contratos, cláusulas em conformidade a legislação como LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados, meios para que o contrato atinja a finalidade de trazer segurança ao pactuado. 

Desse modo, é importante que o contrato de sua empresa esteja em conformidade a legislação e busque trazer segurança para suas relações, evitar quebras contratuais ou fragilidade, um contrato sólido irá gerar robustez ao seu empreendimento.

Um contrato deve ser seguro as partes e cumprir o seu papel, regular o estabelecido e caso uma parte o descumpra haverá mecanismos eficientes para o exercício do direito e busca por seu cumprimento, não negligencie o valor de um bom contrato.

Deseja adequar os contrato de sua empresa? Entre em contato.

 

Aguardo você para mais conteúdos.

Artigos relacionados