com olhos na experiência do cliente, atender demandas do mercado exige da empresa uma operação eficiente e bem assessorada.

 

Existem  aspectos que devem ser considerados ao escolher uma parceria entre empresas, que por vezes pode ser lucrativa e permitindo uma expansão na rede de clientes, pontos esses que pesam na escolha desse caminho.

 

Dessa forma, a empresa poderá demandar maiores esforços no crescimento do negócio e os desafios frutos desse caminho. Neste cenário torna-se comum escolher empresas parceiras para atender uma necessidade em comum.

 

Cada parceiro será responsável por trazer conhecimento de uma área e até mesmo a execução de atos, para que essa parceria possa ocorrer, como por exemplo: o parceiro cuidar da produção do produto e você efetivar a venda. 

Esse formato é comumente utilizado na indústria e não se limita a ela, é econômico pois não cria a necessidade de ter maquinário, mão de obra especializada, cada parte é responsável em aplicar esforço em sua expertise, aplicando recursos naquilo que de fato é sua atividade principal.

 

Ocorre que, como todo negócio é necessário trazer clareza e previsões muito claras do que é de fato a parceria.

 

Tal escolha, requer uma análise se este é o passo adequado e uma correta estruturação para definir o que será responsabilidade de cada parte, pois aqui o objetivo não é uma fusão de empresas, tampouco sociedade, mas uma parceria comercial entre empresas. Isso significa: independência entre os negócios.

 

 

Quais os tipos de parceria?

 

 

Existem diferentes tipos de parceria, pois tudo irá demandar do que foi negociado entre os parceiros, como desenvolver software, medicamentos, artes gráficas, coprodução digital, marketing, vendas especializada. Observe, cada negócio irá demandar pesos diferentes na negociação e nos moldes de obrigação de cada um.

 

Dessa forma, é necessário ter uma clareza sobre o que de fato é negociado, entender o que cada um precisa executar para que essa parceria saia do papel, definir percentuais, custos, valores, responsabilidades, cuidados como sigilo, entre outros.

 

Isso significa, ser necessário contar com um advogado de contratos, profissional especializado que vai auxiliar na negociação e entender como cada negócio funciona individualmente e criar proteção para situações como:

  1. Como será verificado a quantidade de itens vendidos;
  2. Divisão correta do faturamento e prestação de contas;
  3. Prazos de entregas ao cliente;
  4. Estratégias comerciais autorizadas;
  5. Proteção contra a concorrência do parceiro ao final dessa relação, para que ele não se aproveite do seu nohall e acessos;
  6. Impedir que o parceiro capte sua equipe e/ou clientes;
  7. Como será a responsabilidade em caso de danos a terceiro ou cliente;
  8. Pode ser usada a marca do parceiro, sob quais condições;
  9. Proteção de segredo de negócios, estratégias comerciais, patentes, invenções, métodos.

 

Uma parceria não pode se resumir a definir o percentual de cada um no negócio, é necessário criarmos uma proteção jurídica para as empresas, garantindo que funcionem de forma independente e não sejam confundidas com sociedade, cuidados quanto ao pagamento correto dos impostos para não ocorrência de fraude e você ser responsabilizado por atos do parceiro, dentre outros cuidados que podem variar de acordo com as atividades de cada empresa.

 

Percebe como não é simples? Esse é um dos formatos de negócios mais usuais entre empresas, pois possibilita atender seu mercado, explorar novas atuações, oferecer novas soluções aos clientes, mas é claro que o desejo é de que seja lucrativo, benéfico, isso é possível ao olharmos aos possíveis cenários de crise e os conter com prevenção.

 

Afinal, qual o benefício de uma parceria empresarial?

 

 

Empresas podem buscar através de parcerias atender uma demanda para seus clientes, desenvolver novos produtos, aperfeiçoar sua operação, otimizar técnicas, entre outras possibilidades.

 

Dessa forma, a união de esforços de duas empresas as beneficiaria, atendendo demanda do mercado ou própria necessidade. 

 

Essa escolhe, tende a permitir uma otimização em processos, aumento de receita e até mesmo captação de clientes, podemos observar casos de marcas famosas que se uniram para a venda de produtos, aliando a força de duas marcas para promoção de vendas de produto com o mercado consumidor, vejamos alguns exemplos:

 

 

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Vale destacar que existem casos que a parceria é o melhor caminho, evitando que uma empresa precise aumentar um braço de sua operação, em uma área que não possui grande domínio ou ainda que impactaria em sua margem de lucro, sendo-lhe melhor unir esforços, um terceiro pode até mesmo fabricar o produto, enquanto a empresa principal é dona do produto desenvolve a tecnologia, reduzindo custos e aumentando a margem, ou ainda, o comercial ser desenvolvido por um parceiro especialista neste segmento aumenta sua presença no mercado e lucratividade, como é comum no mercado digital na figura de especialista e agências.

 

Parceria entre empresas e influenciadores

 

 

Como dito, existem diferentes tipos de parceria, é válido nos lembrarmos que ela também pode ocorrer entre uma empresa e a figura de uma personalidade pública, o influenciador digital e dado ao impacto que a publicidade movimenta no mercado brasileiro, sendo responsável por promover 10 bilhões em vendas, este formato de parceria merece um destaque, pois infelizmente ainda notamos grande amadorismo no fechamento da parceria.

 

Um influenciador digital, é pessoa pública com audiência engajada e que ao unir esforços, esse indivíduo irá associar a sua marca pessoal ao seu negócio, permitindo que alcance o público dessa pessoa com a chancela de sua confiança.

 

Tal parceria pode ser extremamente benéfica e impactar vendas, em alguns casos se escolhe até mesmo a oferta de participação do negócio em troca de publicidade, nesse caso falamos de contrato de media for equity para entender clique aqui.

 

O influenciador digital, hoje no Brasil já é responsável por 40% das vendas (dados Jornal USP), é um grande percentual, que não pode negar o impacto de como o consumo é realizado hoje no Brasil e deve ser pensado como possibilidade de estratégia de negócios, para diferentes segmentos.

 

 

Quais os maiores erros em uma parceria entre empresarial?

 

 

Podemos observar que a ausência de cuidados em uma parceria comercial é causadora de danos a imagem de uma empresa, bem como financeiro. Vejamos alguns deles:

 

Ausência de Registro de Marca: o registro de marca é importante em uma parceria, com empresas ou influenciador. Através od registro de marcas, ambas as empresas podem o explorar na capatação de clientes, fortalecimento de marcas, o utilizar na venda de um produto e também é garantia de não recebimento de processos por violação de marca de um terceiro.

 

Ausência de Due Diligence: A diligência prévia (due diligence), é um mecanismo que visa apurar o estado da outra empresa, que envolve análise de contratos, verificação de licenças se necessário e o estado de saúde da empresa. Entender quais os riscos existem na operação é de suma importância para se evitar prejuízos financeiro e de reputação

 

Ausência de contrato escrito: o contrato escrito é fundamental para prever direitos e obrigações, é a ele que consultamos em casos de dúvidas ou problemas, ele conterá todas as informações que foram negociadas para a parceria acontecer. Porém, utilizar modelo padrão de contrato não irá trazer qualquer proteção ao negócio e pode ser ainda mais prejudicial do que um contrato verbal. Um contrato precisa ser formulado para a sua necessidade, ele vai ditar as regras dessa parceria, nele constar as delimitações que ambos os lados consideram importantes.

 

Ausência de proteção as trocas de informações: proteger as informações se tecnologias compartilhadas é importante, sob o risco de as perder para o parceiro.

 

Falta de alinhamento: cultura e gestão são importantes, uma empresa que possui seus processos internos bem formatados enfrentará dificuldades em uma parceria com empresa que não possui gestão, que está a mercê de mandos e desmandos de qualquer funcionário de sua equipe. Logo, é importante buscar a sinergia de ambas as equipes e entender quem está na outra ponta da mesa, para articularem bem o negócio pretendido e criarem uma parceria benéfica para ambos os lados.

Certo é, que toda parceria vai ter um fim, seja por não ser mais interessante, por desentendimentos, por ter caminhado bem  e necessidade de se fazer uma sociedade, a grande questão mora: você estará preparado para o fim dela?

 

Estará preparado se houver problemas, desentendimentos quanto a valores, atrasos de uma parte que não cumpre o combinado ou ainda ser afetado  por atos do parceiro?

 

Quando você tem um contrato, que é de fato pensado e arquitetado para as situações, você tem uma visão macro, permite ter os procedimento já pormenorizado sem como será no seu caso.

 

Cada negócio é único, podendo possuir uma forma de prestar contas com procedimento próprio, de frequência de reuniões ou auditoria, diferente de outras empresas. Por isso, se faz necessário uma visão estratégica para a parceria.

 

Diversas são as nuances em uma parceria comercial, quando planejada você permite ao seu negócio a oportunidade de caminhar com transparência e segurança, sabendo como proceder e tendo principalmente debatido cada ponto com o parceiro, refletindo em contrato a verdadeira intenção e não sujeito a decisões judiciais em casos de problemas que podem ter uma interpretação dos fatos tão diferentes do que desejavam ao firmar a parceria.

 

 

Quais os cuidados necessários em uma parceria comercial entre empresas?

 

 

Ao falarmos de parceria entre empresas, informações da operação de ambas as empresas serão compartilhadas, trocas e até mesmo envolvimento com os funcionários, pois os parceiros podem ser profissionais ou pessoas, com isso a necessidade de se resguardar para não criarmos vínculo empregatício ou societário. 

 

É necessário a busca de proteção, para regular a parceria, estabelecer condições para o funcionamento das parceria, bem como o que será feito mediante problemas e obrigações, como por exemplo o dever de uma das partes possuir uma mão de obra especializada ou ainda licenças.

 

É através de um contrato, desenvolvido para a parceria, que estabelecemos as responsabilidades e mecanismos de proteção aos interesses, como exemplo o dever de confidencialidade, impedir que através das informações ou acessos dados o parceiro se torne um concorrente do negócio ou ainda que informações importantes ou sigilosas não sejam repassadas a terceiros.

 

 Através de uma parceria bem estruturada é possível:

 

  • Aumento de produtividade
  • Redução de custos operacionais e impostos;
  • Uso de marcas em parceria;
  • Aumento de receita
  • Compartilhamento de rede de clientes e captação de novos clientes
  • Compartilhamento de infraestrutura

 

Esses são alguns dos benefícios com uma bem estruturada parceria comercial entre empresas, a soma se mostra benéfica e propicia o crescimento do negócio, mas se faz necessário uma estruturação que esteja atento à parte legal, para a proteção jurídica da empresa e proporcione segurança.

 

Uma parceria é vantajosa para a criação e desenvolvimento de novos produtos, serviços, softwares, cooperação tecnológica, oferta de serviços, compartilhamento de infraestrutura, em publicidade e marketing, diversas são as possibilidades, permitindo um estreitamento na relação entre as empresas e desenvolvimento de uma cultura que possui sinergia entre suas equipes.

 

O contrato vem para selar e dar início ao que foi negociado, ele é o condutor desse caminho que as empresas parceiras vão percorrer e regular  os cursos desse relacionamento, permitindo maior segurança para operação firmada e preservação dos interesses.

 

Proteger a relação de parceria, sua empresa, é a solução acertada para quem entende a importância de levar cada negócio a sério.

 

 

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