BLOG

Universo de marca: importância para seu negócio e Registro de Marca

Universo de marca: importância para seu negócio e Registro de Marca

O universo de marca, é construído por diversos fatores, que você verá

ao longo desse artigo, elementos que conectam e proporcionam a transformação de negócios, que se for utilizado de forma estratégica permite o desenvolvimento de um posicionamento.

 

Esses elementos, podem ser transmitidos por meio de cores, embalagens, sons, dentre outros, mas antes de avançarmos, observe as imagens abaixo:

 

 

 

 albertacci_solucciona_marca_contrato.jpg    albertacci_solucciona_marca_contrato_3.jpg

 

albertacci_solucciona_marca_contrato_2.jpg   albertacci_solucciona_marca_contrato_4.jpg

 

albertacci_solucciona_marca_contrato_5.jpg

 

 

Você reconheceu as marcas, pelo formato da embalagem?

 

Apliquei em um exercício, mostrando essas imagens a um grupo de pessoas, que se surpreenderam em como a presença da marca está ao nosso redor e inconsciente.

 

Esse exercício, é a primeira etapa para avançarmos na experiência que uma marca pode proporcionar aos seus clientes, observe esses comerciais:

 

 https://www.youtube.com/watch?v=Pb26qWcKI3o

 

 

Esse comercial da marca Rolex é belo, possui elementos que transmitem a essência da empresa, ao que ela se propõe, mas o vídeo foi além, gera emoção, sensibilidade e desejo, ao mesmo tempo ele deixa claro o público que se destina, tendo em vista o mercado de luxo. Podemos observar a presença marcante de:

 

  • Os acordes musicais;
  • A cor predominante, demarcando luxo;
  • O esporte, filtrando um tipo de público que era desejado criar conexão e demonstrando que apesar do esporte existe a conexão com o profissional de outros segmentos;
  • A vestimenta e o modelo comunicam.

 

Cada detalhe foi pensado. Uma marca jamais vai se resumir ao nome, mas é um conjunto de elementos, a construção estratégica é presente no universo de marca.

 

O que é o universo de marca?

 

São inúmeros os elementos que compõem uma marca, o universo de marca vai além de elementos visuais, sendo um conjunto de elementos verbais e não verbais, mas ele também reúne:

 

  •  A personalidade da sua marca;
  • Valores;
  •  Visão;
  • Missão;
  • Elementos gráficos;
  • Tom de voz.

 

Esses são alguns pontos, existem marcas que fazem isso de forma bem executada, que por vezes não percebemos e outras se revelam diante de nossos olhos, com estratégia, para atrair.

 

Quando nos deparamos com um símbolo, uma forma de embalagem, um som, cor, pode nos remeter a uma marca.

 

Essa estratégia existe para se inserir na vida das pessoas, estar em suas mentes, como vimos nos exemplos dados.

 

O que é uma marca?

 

A marca, é a uma representação, o ponto de contato com o cliente, se manifesta por meio de símbolos, cores, nome, logomarca e até mesmo no formato de embalagem de um produto, como por exemplo:

 

  marca-tridimensional-exemplos_solucciona_albertacci.jpeg

 Exemplo de marcas tridimensionias, em que o formato do produto possui registro e proteção.

 

Através dessa forma de identificação, ela se diferencia dos demais produtos e serviços similares ao seu, sendo possível que o cliente a reconheça por meio das demais, de forma que não existam dúvidas.

 

Qual a função da proteção marcaria?

 

A proteção para uma marca, existe para evitar práticas lesivas a quem possui um negócio, por exemplo, impedir que copiem o nome do seu negócio, seu logo, suas cores e utilizem para confundir seus clientes. Veja os exemplos abaixo:

 

 

 jeronimo.jpg  1000022431.jpg

 

 

Caso em que a marca Jeronimo, da rede Madero, que enfrenta uma batalha para impedir o registro da marca Geronimo, que busca vender o mesmo produto, atrapalhando a comercialização de seus produtos, pois causa confusão com clientes.

 

A proteção de uma marca, garantes os seguintes benefícios:

 

  • Credibilidade perante seus clientes, sinalizando que não irão se surpreender com fraudadores do seu negócio;
  • Segurança para sua empresa, ao ser dono da marca, garante que não será impedido de usar a marca por terceiros que poderiam se tornar dono dela;
  • Exclusividade da marca em sua atuação;
  • O registro vale por 10 anos, sendo renovável por igual período.

 

Ao efetuar o registro de marcas, no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial, aquele que a registrar se tornará o dono, auferindo para si ou sua empresa a titularidade da marca, com o registro em mãos, poderá agir em caso de cópias.

 

Mediante o registro, é possível buscar a proteção das cores da sua marca e até mesmo a forma de embalagem de seu produto pode ser protegida.

 

Eu preciso criar uma atmosfera de marca para o meu negócio?

 

Uma marca sólida, trabalha em todos os pontos de contato para ser reconhecida, um exemplo, imagina se Pepsi agisse da seguinte forma:

 

  •  Criasse comerciais apenas com pessoas de um tipo de biotipo físico e no comercial a cor predominante fosse laranja;
  • A embalagem em lata fosse o seu tradicional azul;
  • Em garrafa de vidro a cor fosse verde;
  • Em garrafa pet a cor do rótulo seria vermelha.

 

Você não reconheceria a marca. Ela afastaria diversos potenciais clientes, não se conectaria e se quer possuiria uma base de fãs fiéis.

 

A construção de todos os elementos para a sua marca, irá diferenciá-la e a tornar única.

 

 

Vale lembrar, que no Documentário a Guerra das Colas, que este comercial faz parte, é abordado a construção de marketing e marca da Pepsi. É possível observarmos que buscava o público jovem, valendo-se inclusive de comerciais com Michael Jackson, quando o mesmo era jovem, evidenciando essa busca.

 

Uma marca ao ser criada, precisa transmitir seus valores, sua essência, se comunicar com quem almeja e fazer uso das estratégias necessárias que a conectem aos seus clientes.

 

As marcas aqui apresentadas, buscaram formas de proteger o que construíram, para que não corressem o risco de serem confundidas. A confusão afasta o cliente.

 

Isso nos mostra o quanto uma marca, bem construída é importante e se torna valiosa, ela ocupa um espaço em nossa mente, em nossas vidas, pensa na sua avó, ela provavelmente tem uma marca preferida de sabão em pó e nenhuma outra serve, certo?

 

Ela tem aquela marca de referência, sabe que atende suas necessidades e não vai mudar. É isso que todos buscam ao criar um produto ou vender serviços, alguém que lhe é fiel, um fã verdadeiro.

 

A marca que você usa é sua?

 

Investir recursos na construção da sua marca é importante, mas o fazer sem ser o real dono dela, que só é possível por meio do registro no INPI, é investir em terreno alheio, ainda incorrer no risco de uma pessoa inocente ou má intencionada efetuar o registro primeiro que você.

 

Possuir um CNPJ, não o torna dono da marca, tal registro refere-se a constituição da empresa e não da marca.

 

Ao investir em uma marca sem dono, você está comprometendo recursos financeiros e empenho, correndo o risco de amargar uma situação que pode ser evitada.

 

O Registro de Marca no INPI, existe para a proteção e crescimento das empresas de todos os portes, como MEI , EPP, ME, até mesmo para quem ainda não possui o CNPJ, sendo possível efetuar o registro como pessoa física.

 

Conclusão:

 

Conforme vimos nesse artigo, uma marca bem construída pode transformar a relação entre empresa e seu cliente, sendo este um segredo de grandes negócios e possível para o seu negócio.

 

É uma forma de proteger a sua marca e aos que lhes são preciosos, pois uma marca pode até mesmo ser vendida, ela adquire valor, ou se desejar transformar em uma franquia: é requisito possuir o registro.

 

Se você possui interesse em formas de proteção para seu negócio, acesse o blog e se deseja conversar sobre esse e outros temas clique aqui.

 

 

 

Artigo escrito por Laura Albertacci

 

Fontes:

Fotos das marcas de Andrew Miller.

Artigos relacionados