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Você vai comprar uma empresa, mas e a MARCA? Negociou? Tem registro? Previsto no contrato?

Você vai comprar uma empresa, mas e a MARCA? Negociou? Tem registro? Previsto no contrato? - Laura Albertacci

Toda empresa foi criada para ser vendida, um negócio ao ser desenvolvido deve possuir essa característica,

pois essa é a única forma de não permitir que arestas tenham vez, riscos minimizados e seu negócio realmente valorizado.

 

Durante a negociação de uma aquisição de uma empresa, diversos critérios são avaliados, auditorias e due diligence em andamento, justamente para entender a real condição da empresa, em nível financeiro, jurídico, sua imagem e reputação, esses são alguns dos pontos levados em consideração, lembrando que alguns modelos de negócio determinadas estruturas ou ainda licenças agregam maior valor.

 

Contudo, não se pode negligenciar uma verificação do status da marca junto ao INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial, para compreender se a empresa possui o registro ou processo em andamento, identificando se os produtos possuem registro e verificação de eventuais riscos atrelados à proteção do nome da empresa/negócio que está em processo de aquisição.  

 

Negligenciar a verificação do status da marca é risco desnecessário, é abrir margem para ser impedido de usar a marca escolhida, eventuais indenizações, ou ainda descobrir que a marca não possui o registro. Algumas negociações envolvem aquisição da marca e carteira de clientes, os cenários variam, mas a marca possui peso e valor, deve ser medido.

 

O dono da marca é aquele que efetuou o registro, em uma negociação nesse sentido, deve ser previsto a transferência do registro da marca junto ao INPI. Existem detalhes que devem ser previstos no contrato e demandam verificações.

 

 A sua marca só possui valor e poderá ser negociada mediante o registro, você já providenciou?

 

Pretende adquirir uma empresa? Não se esqueça dessa importante verificação e tratativa no contrato.

 

Deseja conversar sobre este e outros temas clique aqui, acesse o blog para mais conteúdos.

 

Agora, para finalizar, vou deixar 4 conteúdos para você ficar craque em estruturar a sua empresa com estratégia:

 

Não registre a sua marca antes de analisar estes pontos.

Você precisa de um Termo de Autorização do Uso de Imagem e Voz, para os fins comerciais.

Direitos autorais: contrato de licença e meios de proteção de sua obra.

Lei de Proteção de Dados: entenda o que muda, principais pontos para adequar a sua empresa.

 

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