BLOG

A responsabilidade do influenciador digital e os sorteios

A responsabilidade do influenciador digital e os sorteios

O uso de mídias sociais, como uma ferramenta de captação de clientes,

é utilizado por diversos segmentos, sendo uma oportunidade quando parcerias entre marcas e influenciadores é firmada.

 

Sabemos, que tais parcerias não estão restritas às grandes marcas e influenciadores que carregam uma audiência de milhões de seguidores, mas os influenciadores com um público menor possui grande influência devido a proximidade e conexão.

 

Porém, antes de se firmar uma parceria os riscos são analisados para que ambos possuam segurança nessa relação, falo melhor desse tema no artigo Influenciador Digital: Cuidados e Riscos em Seus Contratos.

 

É importante falarmos dos sorteios solicitados por essas marcas.

 

Existem muitas críticas, por parte de profissionais do marketing digital quanto ao real resultado de sorteios, mas existem aspectos que não são abordados e servem de alerta.

 

No artigo de hoje, iremos analisar alguns pontos de especial atenção nos sorteios, seus riscos, a responsabilidade dos envolvidos o que inclui até mesmo o influenciador e como deve ser feito.

 

 

A responsabilidade do influenciador digital nos sorteios 

 

 

 

influenciador_o_que_voce_precisa_saber_sorteios_responsabilidade_parceria.jpg

 

 

 

Quem nunca se deparou com uma marcação em um sorteio?

 

Essa prática é adotada justamente para atrair novos seguidores e um sorteio é realizado.

 

O que muitos não falam, é que por vezes trata-se de um sorteio falso ou ainda um golpe.

 

Ocorre que, um influenciador é uma pessoa pública que possui grande visibilidade e por vezes já se tornou uma empresa, firma parcerias para divulgação e recebe um retorno por isso.

 

Ao anunciar uma divulgação de sorteios, poderá ser responsabilizado pelos resultados gerados. Um caso famoso, que podemos ilustrar, é da influenciadora Virginia, que divulgou uma marca que aplicou um golpe em seguidores, sendo responsabilizada judicialmente a ressarcir a vítima.

 

O caso de Virginia, evidencia como é necessário ter diligência antes de firmar uma parceria, que cuidados devem ser tomados e como os influenciadores precisam ter cautela, a responsabilidade também se aplica aos sorteios, vale destacar que possuímos leis que regem como um sorteio deve funcionar, justamente para trazer segurança à sociedade.

 

 

Como um sorteio deve ser realizado em redes sociais?

 

 

Um sorteio, para ocorrer, deve seguir o que diz a lei e ter especial atenção até mesmo ao Código de Defesa do Consumidor, devido a proteção aos seguidores que são consumidores.

 

É previsto diretrizes que devem ser seguidas, na Portaria SEAE/ME nº 7.638, de 18 de outubro de 2022, que regulamenta a distribuição gratuita de prêmios a que se referem a Lei nº 5.768/1971 e o Decreto nº 70.951/1972 e traz como principal novidade a regulamentação de promoção comercial realizada em rede social por pessoas jurídicas.

 

Logo, negligenciar esses cuidados é assumir um risco ao negócio que poderá ser penalizado.

 

As diretrizes existem, para trazer segurança a todos os envolvidos e um parâmetro de como realizar o sorteio, sendo imprescindível:

  • Regras claras do sorteio, prevendo como será a entrega do prêmio e requisitos;
  • Data de sorteio;
  • Partes envolvidas;
  • Responsabilidades da pessoa jurídica;
  • Declaração da pessoa jurídica autorizada de que esta se responsabiliza em seguir os Termos de Uso da mídia social na qual a promoção será realizada; 
  • Formas para desclassificar um participante.

 

Essas são algumas diretrizes a serem tratadas, o que não exclui previsão em contrato de como será a relação entre influenciador e a empresa que o contrata para o sorteio, pois o objetivo é de crescimento e visibilidade por meio do influenciador.

 

O contrato entre influenciador e empresa, precisa prever as condições para que esse serviço ou parceria seja realizado, responsabilidades, valores envolvidos, bem como o que não será aceito pelas partes.

 

O influenciador, que ignora tais cuidados, está sujeito a ser responsabilizado por conta do ato praticado e amargar prejuízos não só financeirosd, mas abalar a sua credibilidade, sem mencionar que existem sorteios que não podem ser realizados, ou ainda, exigências que podem ser excessivas ao influenciador.

 

Conclusão

 

A transparência, conexão e um bom relacionamento com os seguidores é um ativo de valor para um influenciador é e algo que marcas já reconhecem a importância.

 

Um influenciador digital, gerencia um negócio e deve tomar cuidado com parcerias, para não sofrer riscos que podem ser evitados, logo seu contrato deve ser bem construído, para proteção de todos os envolvidos.

 

O advogado especialista em contratos e digital, poderá o orientar de acordo com a sua necessidade, pois deve-se levar em conta também a proteção da reputação do influenciador.

 

Se você deseja ler mais conteúdos como esse, acesse o blog. Se deseja falar comigo clique aqui.

 

 

 

Artigos relacionados