BLOG

QUEM PODE TER UMA MARCA REGISTRADA NO INPI?

QUEM PODE TER UMA MARCA REGISTRADA NO INPI?

Se você deseja asssitir esse conteúdo em vídeo, clique aqui ou veja abaixo.

Quando se inicia um negócio, existem inúmeras obrigações, muito a ser feito e um grande desafio não é verdade? 

 

 

Para se iniciar uma empresa, tudo é planejado com antecedência, da área de atuação, público pretendido, das cores que identificam o negócio para o tornar uma marca diferenciada no mercado e a necessidade de construir uma marca.

 

Ao desenvolver uma marca, é necessário tornar-se dono dela, para ser dono da marca e deter a exclusividade.

 

E você deve estar pensando: bom, eu sei que é importante registrar uma marca, é uma forma de impedir que copiem o meu negócio, mas é algo caro e apenas para grandes negócios. Porém, essa afirmação é comum para muitos empreendedores e empresários, sabem da importância, mas calma que hoje ao longo desse artigo você vai ver que não é bem assim, é possível para o seu negócio.

 

Neste artigo explicaremos o que é o  que é registro de marca, quem pode ter uma marca, quanto custa ter uma marca, se a logomarca e avatar podem ser protegidas de cópias, como você pode ter o registro, informando inclusive se é necessária a presença de um advogado, alertando para pontos importantes que você deve levar em consideração.

 

 

O que é o registro de uma marca? 

 

 

O Registro de Marca é uma proteção para os negócios. Veja, ao escolher um nome para um negócio ou produto, se deseja alcançar identificação com o potencial cliente, tornar o nome único para ele naquele segmento, é estar na mente do cliente. Porém, como fazer isso sem que confundam com um concorrente?

 

O registro de uma marca surge da necessidade de se garantir a diferenciação para os negócios e proteção.

 

Dessa forma, ao escolher um nome que identifique o seu negócio, serviço ou produto, é necessário registrá-lo no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

 

Com o registro no INPI, você irá obter:

 

  • O Direito de usar de forma exclusiva o nome escolhido, no ramo de atividade escolhido;
  • A exclusividade, é por 10 anos e pode ser renovado;
  • Ao se tornar titular da marca, você pode licenciar, ceder para terceiros e cobrar royalties;
  • A marca é um ativo do negócio e pode ser vendida;
    Requisito para startups receberem  investimento;
  • Requisito para se tornar franquia;
  • Pode impedir o uso não autorizado e cobrar indenização.

 

Como você pode ver, são vários benefícios ao ser dono de uma marca, os quais só podem deter quem é realmente dono dessa marca. Logo, é de extrema importância realizar o registro.

 

Quem pode ter uma marca?

 

 

O registro de uma marca, não é exclusivo de grandes negócios, não é incomum que empreendedores pensem se tratar de algo caro ou fora de sua realidade.

 

O registro de marca é para todos os modelos de negócios, pode inclusive ser registrado por pessoa física ou jurídica.

 

É possível, deter mais de uma marca, imagine o seguinte:

 

 

marca_registrada_quem_pode_ter_inpi_direito_autoral_logomarca.jpg

 

 

 

Ana cria uma linha de roupas, busca registrar a marca dessa linha.

Com o tempo, Ana desenvolve um perfume e busca o registro dessa nova marca. Veja que são produtos diferentes e Ana pode ter mais de um registro, até mesmo para negócios diferentes. 

 

Quanto custa registrar uma marca?

 

 

O registro de marca, possui taxas definidas pelo INPI, que são referentes aos protocolos de pedido de registro, de concessão de marca, manifestações, tudo irá depender de cada caso.

 

É importante mencionar, que uma forma de incentivo para o registro é o desconto de até 60% nas taxas de registro, para pessoa física, MEI, EPP.

 

Os valores das taxas, você pode verificar acessando este link clique aqui.

 

Saiba que é acessível, uma importante ferramenta de proteção aos negócios, mas entenda é um investimento que lhe garante exclusividade, segurança para atuar no mercado e principalmente o poder da ação como dono da marca. 

 

 

A logomarca e avatar do meu negócio, podem ser registrados e impedir cópias?

 

 

Em relação a logomarca, ela deve ser desenvolvida de acordo com as características que deseja para sua empresa.

 

A logomarca e avatar, podem ser registrados, para garantir a exclusividade. Dessa forma, você poderá impedir que criem logotipos semelhantes ao seu ou ainda, não correr o risco de usar algo que já possui dono e receber o pedido para que você interrompa o uso indevido.

 

É importante mencionar, que ao ser levado o logotipo para registro, deve ser analisado se o mesmo não é semelhante a uma marca já registrada, tendo em vista direitos, de forma que essa análise realizada antes do registro visa justamente identificar se a marca já possui dono, ou ainda, se é semelhante a outra já existente e registrada.

 

Os tipos de registro de marca, você pode conferir acessando o artigo: Como funciona o Registro de Marca no INPI? Custos, benefícios e estapas de registro.

 

Por fim, chegamos à resposta da pergunta que norteia o tema de registro de marcas. É necessário ter um advogado?

 

Em regra não, porém o registro de marca passa por um processo administrativo que vai da abertura do pedido até a concessão da marca, sendo necessário realizar o pedido de acordo com a Lei de Propriedade Industrial, atendendo seus requisitos e princípios para concessão, não violar marca de terceiros e atender a todas as exigências da lei para o registro.

 

Por isso, sabemos que nem todos os cenários podem não ser observados por quem deseja a marca, não se resumindo apenas no ato de registrar a marca, mas analisar se a marca desejada realmente poderá se tornar uma marca única e exclusiva no mercado.

 

É importante realizar uma consultoria com um advogado especialista em registro de marcas, para que o mesmo possa analisar se o nome pode se tornar uma marca, se atende aos requisitos da lei, realizar a análise de anterioridade e viabilidade para o registro, bem como cuidar de recursos e demais circunstâncias que possam ocorrer no curso do processo.

 

 

Conclusão 

 

 

Como você pode observar, o presente artigo não esgota o tema, em especial pelo fato de que cada caso é único e uma análise deve ser bem realizada, entendo inclusive o que se almeja com a empresa. 

 

Dessa forma, é importante que você consulte um(a) profissional que te oriente acerca da realidade da marca desejada, sua logomarca e avatar se houver,  evitando, assim, perda de tempo e dinheiro em um processo realizado de forma incorreta.

 

Caso você deseje ler mais sobre registro de marca e meios de proteção para o seu negócio, confira o blog e se desejar falar comigo clique aqui.

Artigos relacionados