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Comunidades em cursos digitais: Quais os cuidados você precisa saber

Comunidades em cursos digitais: Quais os cuidados você precisa saber

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É muito comum que produtores de conteúdo digital, lançadores estejam em busca de melhorar a entrega de um produto digital, como no caso dos cursos digitais.

 

O mercado vem amadurecendo e com isso a necessidade de maior diferenciação e a presença de uma comunidade se revela um ativo de grande valor, auxiliando na percepção de valor daquele produto.

 

Contudo, é inegável que problemas nesse ambiente que vai reunir as mais variadas pessoas possam ocorrer e como os resolver?

 

No artigo de hoje, iremos entender como esse ambiente pode ser moldado para ser um ativo para o negócio e não se transformar em um muro de lamentações como ocorre em alguns negócios.

 

 

O que é uma comunidade?

 

 

Uma comunidade no mercado digital é um acessório ao produto.  É ali que o expert vai estreitar o relacionamento com seus clientes, promover a troca de experiências entre eles e até mesmo parcerias.

 

Uma boa comunidade, que é moldada para ser forte e engajada é o que podemos chamar de a cereja do bolo desse negócio. Veja, se você proporciona que nesse ambiente conexões possam ocorrer, se tornar um ambiente de negócios, seu custo de aquisição de clientes será reduzido, visto que essas pessoas se tornam um porta voz de sua marca e até mesmo renovam o acesso para continuar sendo parte daquele ambiente.

 

Explorar essa possibilidade, da maneira certa é estratégico e é estar promovendo também companhia a esse indivíduo, como por exemplo no empreendedorismo a falta de acesso a profissionais ou ainda uma jornada solitária, para muitos a comunidade pode ser relevante.

 

Não podemos nos esquecer que existem cuidados, afinal seres humanos são falhos.

 

 

Por que é necessário adotar cuidados em uma comunidade de cursos digitais?

 

 

Por se tratar de um espaço que reúne as mais variadas pessoas, podemos nos deparar com cenários que possam comprometer a reputação do profissional a frente deste produto.

 

Imagine que Caio, construa uma boa audiência que compre seu produto digital de investimento.

 

Na comunidade de Caio, não existem regras claras do que pode ou não ser feito e aquele que deveria ser um espaço de troca, de crescimento se torna um palco para plágio de seus produtos, um muro das lamentações de reclamações, discussões políticas e golpes.

 

Caio, pode ainda ser responsabilizado por práticas ocorridas nesse ambiente e enfrentar um processo judicial de um cliente vítima de um golpe em sua comunidade.

 

Entende que nesse cenário, ainda que Caio demonstre não ter relação com o golpista, ele sofreu um processo, dor de cabeça e uma reputação manchada? Sai muito caro essa conta.

 

Apesar de ser um cenário hipotético, ele causaria transtornos e uma mancha na reputação do produtor de conteúdo e redes sociais é um espaço em que um cancelamento surge pelo menor dos motivos.

 

Existem riscos que podem ocorrer nesse ambiente, que pedem adoção de medidas para proteção do seu negócio, como:

 

 

  • Assédio;
  • Captação dos seus clientes por um terceiro;
  • Discussões políticas e outros temas não relevantes a comunidade;
  • Plágio cometido por aluno;
  • Pirataria;
  • Prática de spam, cometido por pessoa com acesso;
  • Rateio do curso digital;
  • Compartilhamento de acessos para diferentes pessoas.

 

Exatamente por isso, precisamos ter em mente que um espaço para essa comunidade trocar ideias e experiências vai precisar de regras claras e até mesmo punições, de impor limites para que esse espaço funcione de acordo com as intenções pelo qual ele foi criado.

 

 

Plágio em comunidade

 

 

Um problema que muitos infoprodutores enfrentam é o plágio de suas criações.

 

O plágio é um ato criminoso, que se constitui de um terceiro se apropriando do trabalho de alguém, no todo ou em parte.

 

Infelizmente, existem pessoas que adquirem um produto para o reformular como se o tivesse criado. Imagine descobrir que um aluno cometeu essa ação? Quais medidas tomar, ele está ali na comunidade e pode até mesmo captar seus clientes, usar desse espaço para prejudicar a sua reputação ou ainda se manter ali observando e continuamente se apropriando de seu trabalho.

 

Veja, ter disposições de quais medidas adotar frente a tais situações é importante e veremos no próximo tópico.

 

 

Diretrizes em comunidade, eu preciso ter? 

 

 

Quando falamos de diretrizes em uma comunidade, é necessário entendermos do que ela se constitui.

 

As diretrizes são as regras para os alunos, muitos chamam de estabelecer um contrato com o aluno.

 

O intuito de termos  as condições de uso da comunidade e do produto, é de proteger o espaço criado e o infoproduto. Dessa forma, caso uma regra possa ser descumprida, um comportamento inapropriado e até mesmo plágio ou pirataria essa pessoa será retirada do ambiente e a depender do caso ter o acesso cancelado.

 

É claro que deve-se ter em mente que esse documento deve ser elaborado por um advogado especialista, pois aqui falamos de uma relação com o consumidor e ele possui direitos e por outro lado temos os demais consumidores, até mesmo o expert que é detentor dos direitos autorais e deve ter sua proteção.

 

Percebe que existem diferentes pontos de cuidados que devem ser observados, de cenários em que um crime online pode ser cometido, como assédio, golpes, plágio, pirataria, ou até mesmo o cenário de não se querer criar um ambiente hostil ou que fuja ao seu propósito.

 

A comunidade pode ser um excelente ambiente, para desenvolvimento até mesmo de uma tribo, ter uma cultura, mas para isso ela deve ser protegida e desenvolvida com estratégia certa.

 

 

Sorteios em comunidade

 

 

Um outro aspecto que devemos ter atenção, é em relação aos sorteios e interações promovidas nesse espaço.

 

Quando falamos em sorteio em mídias sociais, precisamos nos ater ao fato de que existe lei que trata esse tema, explico melhor no artigo A responsabilidade do influenciador digital e os sorteios.

 

É uma prática que pode ser interessante para manter a comunidade participando, mas alguns cuidados precisam ser tomados para não levar esse cliente que é consumidor a um erro, como por exemplo: na divulgação de que haverá sorteio e prêmios para os primeiros inscritos.
 
 

Cada ponto de contato com seu cliente precisa ser pensado e analisado, não para inviabilizar seu negócio, mas te permitir pensar em todos os cenários e fazer da melhor maneira, de forma que não cause dúvidas, que não induza esse consumidor a erro e incorrer em uma reclamação até mesmo judicial que poderia ter sido evitada.

 

Nesse sentido, aconselho sempre a estar respaldado, a clareza e transparência é uma importante ferramenta que contribui para eventuais discussões, pois você poderá provar tudo o que fez e sua boa fé, suas reais intenções.

 

 

Aspectos jurídicos

 

Construir um negócio que é sólido, com profissionalismo é lucrativo, não te faz perder recursos naquilo que pode ser evitado, te dá tempo para aplicar esforços no que realmente precisa e mantém a reputação preservada.

 

Por isso, não deixe de consultar um(a) advogado(a) de confiança para a estruturação do seu negócio, para que você possa sanar todas as suas dúvidas e traçar estratégias alinhadas aos seus objetivos.

 

Deseja ler mais a respeito de proteção aos negócios, confira o blog. Quer conversar sobre este e outros temas clique aqui.

 

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