grande possibilidade de se utilizar a IA em tarefas simples.
A Inteligência Artificial, permite às empresas maior celeridade, escalar negócios, time mais especializado e também a utilizar em softwares para maior otimização das ferramentas fornecidas em sistemas e/ou serviços.
Para a contratação de desenvolvimento de soluções como softwares, aplicativos e sistemas operacionais, a utilização de agentes de IA é um grande atrativo, mas a integração requer atenção que você deve ter atenção ainda na negociação desse desenvolvimento.
Veja, a integração com agentes de IA nas soluções que você busca desenvolver pode ser excelente para sua empresa, mas sem os cuidados necessários você poderá se deparar com surpresas que podem aumentar o seu custo operacional, comprometer seu orçamento. Você pode evitar riscos com um contrato que prevê as fases do desenvolvimento e o que envolve a utilização de agentes de IA.
Cuidados no contrato de desenvolvimento de soluções com agentes de IA
Antes de avançar nos cuidados no uso de agentes de IA, é necessário compreender o que é um agente de IA. O agente de IA, é um programa de software que interage com o seu ambiente de desenvolvimento, permitindo que tarefas possam ser executadas, de acordo com a programação tais como:
- Integrações com CRM e outras ferramentas para otimização de soluções empresariais;
- Integração com equipamentos de IoT;
- Em comunicação: integrado com plataformas de comunicação como mensagens automatizadas para mídias sociais, sites, vendas.
Logo, ao falarmos de usar um agente de IA, é necessário termos atenção nas especificações de uso do software, que pode ser fornecido por seus criadores mediante uma autorização sob licença de uso e comumente incide uma cobrança.
Ao desenvolvermos soluções de base tecnológica, é necessário que o contrato de prestação de serviços preveja o que será desenvolvido e como, para a segurança de ambos e previsão de direitos, bem como especificações quanto ao uso do agente de IA, hospedagem, pagamentos, dentre outros pontos que iremos analisar.
Propriedade Intelectual em Contratos de Soluções de Agentes de IA: a programação do código da solução desenvolvida irá pertencer a quem? A quem contrata o serviço ou o desenvolveu?
É um ponto que precisa ser observado nesses contratos, para que o uso correto do código possa acontecer. Afinal, o detentor dos direitos sobre o código é quem determina a forma de uso.
Ao falarmos de integrações com agentes de IA, a propriedade do agente pertence a empresa que o desenvolveu. Desse modo, é importante se atentar às limitações de uso do agente, o qual é fornecido de forma gratuita ou onerosa sob licença.
Ao adotar a utilização de agentes de IA, é necessário ter atenção à escolha do agente, visto que, muitas empresas que fornecem a inteligência são estrangeiras, precificam o uso do agente através de moeda estrangeira, como o dólar.
A flutuação cambial, pode comprometer o orçamento da empresa em sua fase inicial e também ao comercializar os serviços com os agentes aos clientes, de modo que é necessário analisar com estratégia qual agente de IA será melhor para o seu caso.
É importante estar atento também, a como esse agente de IA é oferecido, tendo em vista ser comum que o consumo relacionado a utilização do agente de IA seja processado como token.
Responsabilidades e Garantias
É muito comum que as empresas que desenvolvem as soluções de tecnologia, como softwares, forneçam serviços de hospedagem e até mesmo cobrem pela utilização do Agente de IA, assumindo tal responsabilidade para si.
Logo, é importante que o contrato de prestação de serviços faça menção não só ao desenvolvimento que foi contratado, quanto à continuidade dos serviços relacionados a hospedagem, eventual suporte, correções e também os pagamentos pelo uso da integração de agentes de IA.
O contrato deverá prever os critérios de funcionamento do Agente de IA com a solução que foi desenvolvida, para que atenda a finalidade desejada, como exemplo uma integração para suporte e vendas em e-commerce.
As condições contratuais, servem para determinar o que é contratado e deve ser entregue pelo fornecedor, para que não existam informações ocultas quanto ao serviço contratado.
Do Suporte e Correções
Quando falamos de desenvolver uma solução, devemos ter em mente que correções no código podem ser necessárias, seja em razão de um bug, erro na linguagem de programação quando o código foi desenvolvido e até mesmo atualizações que possam ser necessárias.
Desse modo, é importante fazer a previsão de como e se ocorrerá esse suporte após a entrega da solução que foi contratada.
Qual será o prazo para correções? Como o suporte será realizado? Qual o canal para realizar o chamado? Quais os valores envolvidos nesse serviço?
São pontos que requerem atenção, saiba que pode ser necessário até mesmo devido ao agente de IA que foi integrado, tendo em vista que o mesmo pode ser atualizado.
Ainda que não ocorra a contratação de um serviço de suporte para eventuais correções, a solução entregue deve ser submetida a testes, validações, levantando-se métricas quanto a eficiência da solução criada e também do agente de IA.
Do Contrato de Desenvolvimento da Solução
A contratação de desenvolvimento de soluções, como programas, softwares, aplicativos, requerem especial atenção, trata-se de um processo que deve ser dividido em etapas. Portanto, o contrato deve prever o escopo do projeto a ser desenvolvido e fazer menção a utilização de agentes de IA.
O escopo do projeto, deverá especificar o que é a solução a ser desenvolvida, o que se objetiva com a mesma, as funcionalidades pretendidas com uso de IA, tempo de desenvolvimento.
O desenvolvimento de uma solução sob encomenda, precisa ser previsto com atenção as fases de ideação do projeto, desenvolvimento em si, validação, sendo necessário a participação de quem contrata nessas etapas, para que as aprovações necessárias possam ser dadas, como é o caso de concordância com a contratação de ferramentas de terceiros que possam ter custos envolvidos, custos de hospedagem e infraestrutura.
Importante destacar que o escopo deve especificar tudo o que será entregue na prestação de serviços de desenvolvimento de software e demais soluções, muitos se equivocam pensando que vão receber tudo e se destina a interface, logo prever entregas como:
- Código fonte;
- Documentação do código desenvolvido;
- Interface;
- Módulos de funcionalidades;
- Agente de IA integrado ou desenvolvimento com treinamento, a depender do contrato.
Essas são algumas das informações que devem conter no contrato, as quais precisam corresponder a tecnologia a ser criada, os agentes, como será a criação da infraestrutura e demais integrações necessárias.
Sigilo e Confidencialidade
Trazer soluções de base tecnológica ao mercado requer grande cuidado para que a criação possa ser protegida.
Uma simples ideia, não pode ser protegida e durante a busca de um profissional ou empresa que possa criar a solução pretendida, será necessário abrir informações estratégicas, comerciais, plano de negócios para que possa ser analisada a viabilidade do desenvolvimento.
Portanto, é importante que o contrato que será assinado faça menção ao que será confidencial, com penalidades em caso de descumprimento. Porém, essa preocupação também deve existir na fase de busca de quem será o responsável pelo desenvolvimento da solução, de modo que fazer uso de um NDA (Acordo de Sigilo) é importante para estabelecer seus direitos.
Aspectos gerais
A customização e desenvolvimento da sua solução, pode ser uma excelente forma de atender novos mercados, as integrações com agentes de IA vão se tornar cada vez mais comuns, mas requerem especial atenção para que o seu investimento possa ser utilizado de forma correta.
Esteja atento ao formato de contratação que deseja para a sua solução, aqui falamos de uma contratação de prestação de serviços ou até mesmo adoção de softwares sobre licença e em cada formato os cuidados mudam.
O contrato precisa refletir a realidade do que foi contratado, mas é importante que se pontue o que inclui todo o desenvolvimento, custos, eventuais licenças e serviços adicionais como manutenção que foi apontada ao longo do artigo.
Se você busca segurança na hora de contratar um serviço de desenvolvimento ou o oferecer aos seus clientes, entre em contato com o escritório aqui.