BLOG

5 Pontos de Cuidados no Contrato de Fornecimento

5 Pontos de Cuidados no Contrato de Fornecimento

Situação diariamente vivenciada por empresários e lojistas, refere-se a compra de produtos para desenvolvimento de seus produtos ou comercialização.

 

É comum que compras em grande quantidade sejam realizadas diretamente ao fornecedor, o que permite  preços diferenciados e prazos futuros para o pagamento.

 

Porém, essas relações podem ser abaladas com a inflação, um atraso na entrega que pode causar grande prejuízo, o que nos pede um cuidado maior na hora de negociar e de fechar esse contrato.

 

Por isso, no artigo de hoje, iremos verificar alguns cuidados que devem ser tomados nos contratos e negociações, para que o seu negócio esteja preparado em caso de problemas e não sofra com uma negociação que se mostre ruim ao longo do tempo.

 

 

O que é o contrato de fornecimento?

 

 

Contrato de fornecimento, também conhecido como contrato de fornecedor.

 

É o contrato utilizado, na compra de materiais ou produtos por uma parte ao seu fornecedor, vejamos um exemplo:

Carlos, possui um buffet para festas e eventos, constantemente precisa de abastecimento de alimentos variados para a produção dos banquetes.

Carlos, compra seus insumos (alimentos) da empresa FBG, que semanalmente realiza as entregas de alimentos frescos, por meio de um contrato e no prazo de 45 dias os pagamentos são realizados.

  

 

- O que acontece a Carlos se a empresa não entregar o alimento, a tempo para uma festa no final de semana?

- Qual  prejuízo Carlos irá sofrer?

- Qual prejuízo a FBG irá sofrer se Carlos não os pagar?

 

Devido a regularidade e por se tratar até mesmo de um estoque, ou ainda insumos que podem se deteriorar, tais contratos pedem cuidados especiais, pois é necessário pensar em:

 

 

  • Logística;
  • Prazos;
  • Formas de realização das entregas
  • Formas de pagamento;
  • preços que podem sofrer variação por inúmeros motivos.

 

Esses são alguns pontos que exigem cuidados, desde a negociação ao fechamento no contrato, ao longo do artigo iremos nos aprofundar em alguns pontos que merecem atenção.

 

Meu fornecedor atrasou a entrega e agora?

 

 

Uma prática de muitos fornecedores, é esperar um caminhão encher para efetuar a entrega dos produtos aos seus clientesque foram adquiridos.

 

Na expectativa de estar com o caminhão completo, com produtos de outros clientes, devido ao frete o fornecedor poderá criar alguns problemas:

 

 

  • Poderá acarretar uma multa para si, se for previsto no contrato pelo atraso;
  • Causar prejuízo ao cliente, que precisa da mercadoria para efetuar vendas ou até mesmo honrar contratos.

 

No primeiro cenário, o fornecedor pode estar em uma situação de descumprir o próprio contrato e acarretar prejuízos ao próprio negócio. Logo, é muito importante ter real gestão interna de seus procedimentos e prazos do que negocia.

 

No segundo caso, nem sempre a multa que o cliente poderá cobrar de seu fornecedor é suficiente para arcar com um prejuízo que possa ter tido, como por exemplo se ele não honrar contratos com seus clientes.

 

Diante disso, o contrato deve ser elaborado pensando nesses cenário, o advogado especializado em contratos, é quem consegue ver essas e outras situações e prever o que fazer em cada hipótese para trazer soluções e proteção.

 

Para evitar atrasos na entrega, é necessário delimitar os prazos de expedição de pedido, entrega considerando logística, para que ele possa ser cumprido.

 

A forma de se evitar atraso, é ao estabelecer multas pelo descumprimento (não entregar na data agendada), com o caráter de forçar seu cumprimento.

 

Aplicação de multas, é válido e legal.

 

 

Meu fornecedor reajustou os preços, o que fazer?

 

 

Um outro ponto controverso é em relação à atualização de valores.

 

Em muitos contratos, a negociação foi pensada apenas nos valores do momento presente, sem considerar a inflação e custos que um negócio pode sofrer, o que impacta no valor que é ofertado.

 

Também é comum que um fornecedor ofereça um valor diferenciado ao comprador, em decorrência de acordos como o de preferência na compra ou até mesmo exclusividade.

 

Contudo, diversos fatores podem levar a uma alteração no preço, o que se não ocorrer, pode até mesmo comprometer o empreendimento de ambos os lados.

 

Logo, essa informação no contrato precisa considerar se este será um contrato utilizado uma única vez ou frequência de compras, as quais podem sofrer o impacto do aumento de impostos e da economia.

 

Caro leitor, fique atento na informação de preço e formas de reajuste dos valores em seu contrato, essa informação deve estar clara e condizente com a realidade, para não amargar valores que podem se tornar insustentáveis de pagar.

 

 

Qual tipo de contrato de fornecimento?

 

 

O fornecimento de materiais ou produtos, pode ser feito de forma periódica ou contínua.

 

A escolha de qual formato é melhor, vai depender de sua necessidade e também negociação. Contudo, o contrato precisa fazer previsão a essa informação, para a preservação de seus direitos enem incorrer em cenários de uma entrega não ser realizada por falta de gestão e de clareza na informação.

 

 

Responsabilidade no contrato de fornecimento

 

 

Esse é um ponto delicado para muitos empresários, pois se esquecem de estabelecer o que cada um deve realizar, de fato assumir a obrigação para que tudo aconteça.

 

Veja, ao efetuar um contrato existem as responsabilidade de pagar, de efetuar entrega, mas não podemos nos limitar nisso, é importante estabelecer:

 

 

  • Qual será a forma de entrega;
  • Horários e data de entrega;
  • Forma de descarregar , por vezes pode ser um produto que pode se danificar no transporte;
  • Perecíveis entregue fora do prazo, o que fazer?

 

 

Cada parte desse contrato,precisa ter de forma clara a sua responsabilidade e repassar a sua equipe, para que possam cumprir o que foi negociado e não permitir que ocorram prejuízos ou ainda falhas na comunicação.

 

A relação com o fornecedor, é por vezes extremamente importante para a existência do negócio, pelo preço praticado, pela facilidade no pagamento que pode existir e a confiança criada.

 

Logo, ter isso em mente é importante para que o negócio continue acontecendo, mas sem perder o profissionalismo. O contrato, precisa ser bem elaborado, para atender suas vontades e os socorrer no que fazer e como fazer em caso de problemas.

 

Porém, o socorro dado pelo contrato, não pode engessar a relação e por isso ele deve ser elaborado sob medida, personalizado a sua situação entendendo os riscos que a sua operação oferece, pois cada modelo de negócios traz em si mesmo formas de atuar que não vão ser iguais a outros negócios e ele precisa refletir isso.

 

Aspectos Jurídicos

 

Como pudemos ver, o contrato de fornecimento deve ser bem elaborado, pois ele vai impactar na existência e forma das empresas fazerem negócios.

 

Essa ferramenta contratual, surge de uma necessidade e deve ser um facilitador, mas também ser bem amarrado para proteger o negócio em cenários como atrasos, falta de pagamento, dano nos materiais ou produtos adquiridos, deve ser elaborado por um advogado especializado que vai compreender seu negócio como um todo e refletir no documento os mecanismos de segurança para a negociação.

 

Se deseja conversar sobre este e outros temas clique aqui. Para mais conteúdos confira o blog

Instagram@lauraalbertacci

Artigos relacionados