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O iFood foi hackeado? Como eu posso me proteger?

O iFood foi hackeado? Como eu posso me proteger? - Laura Albertacci

O caso acende o alerta quanto à segurança dos dados, proteção, mas nos proporciona a oportunidade de um olhar mais apurado.

Enquanto muitos questionam se “LGPD vai pegar”, “meu negócio não vai sofrer um ataque hacker”, existem circunstâncias do dia a dia que evidenciam o chamado incidente de segurança.

 

Afinal, você sabe o que é um incidente de segurança?

Nas últimas horas nos deparamos com notícias do recente caso do iFood, em que um funcionário de um estabelecimento trocou nomes de outros restaurantes por informações de viés político. O caso do iFood é uma situação de incidente, neste caso um ato de um funcionário da empresa, são ações simples e que muitos consideram banais que podem desencadear inúmeros riscos ao negócio e criando brechas na segurança.

O incidente de segurança dos dados, trata-se de um evento, confirmado ou sob suspeita, referente à violação de segurança dos dados pessoais, como exemplos:

· acesso não autorizado;

· acidental ou ilícito,

· destruição, perda, alteração ou vazamento;

· Formas de tratamento de dados, inadequada ou ilícita, os quais possam ocasionar risco para os direitos e liberdades do titular dos dados pessoais.

É importante frisar que em caso de incidente ou vazamento de dados, é necessário comunicar a ANPD quanto ocorrido, conforme determinado na lei de proteção de dados, a LGPD, pois é obrigação garantir meios de segurança, técnicas e administrativas, visando proteção dos dados.

Existe a necessidade de preparar a empresa para que a ela cumpra a lei, é lei e deve ser cumprida, mas é importante passar por todas as etapas da adequação para ser efetiva e dentre elas o treinamento. Seu funcionário precisa ser preparado e orientado quanto aos riscos, quais processos devem ser seguidos e o que fazer mediante determinados cenários.

O treinamento é um mecanismo para garantir que a equipe compreenda e saiba como agir no dia a dia do trabalho, que possuam diretrizes de acordo com a estrutura de proteção de dados criada para a realidade do negócio, isso vai propiciar inclusive diferenciação no mercado.

Eu compreendo que você que me lê nesse momento, provavelmente está preocupado com seus dados cadastrais, em especial o cartão de crédito que normalmente está cadastrado nos aplicativos, pois eles estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, por isso, confira abaixo algumas dicas:

Ao verificar que houve vazamento de dados de algum aplicativo: exclua o aplicativo do celular e apague as informações do cartão de crédito, até o problema ser resolvido;

O ideal é que seu cartão não fique salvo nas configurações do aplicativo, por agir preventivamente, mas eu sei que na prática muitos se esquecem desse cuidado, anote a outra dica: mantenha os cartões bloqueados e os desbloqueie quando for utilizar.

Laura, você possui alguma outra dica para reforçar a segurança?

Utilizem autenticação em dois fatores nos aplicativos, pois existem casos de invasões que possibilitam acesso ao conteúdo do aparelho celular ou notebook, reveja as permissões de cada aplicativo do seu celular (você verifica nas configurações do aparelho), utilize criptografia em suas senhas. Esses cuidados, fazem enorme diferença no mundo em que nossos dados circulam com certa facilidade e existe a possibilidade de cruzarem informações. Dessa forma, você está agindo em prol de seus interesses e evitando dor de cabeça em caso de infortúnios.

O seu negócio, não importa o porte deve se adequar, revisar os processos e garantir segurança para sua empresa, funcionários e também atender as demandas de clientes e fornecedores que já estão exigindo adequação em proteção de dados para firmarem contratos.

Você realmente está apto?

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Agora, para finalizar, vou deixar 4 conteúdos para você ficar craque em estruturar a sua empresa com estratégia:

Influenciador digital: o que você precisa saber ao contratar.

Lei de Proteção de Dados: entenda o que muda principais pontos para adequar a sua empresa.

Registro de Marca: importância e Riscos de Não proteger a sua marca

 

Você precisa de um Termo de Autorização do Uso de Imagem e Voz, para os fins comerciais.

Até a próxima.

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