BLOG

A minha marca é antiga, preciso registrar a marca no INPI?

A minha marca é antiga, preciso registrar a marca no INPI?

Se você deseja ver esse conteúdo em vídeo clique aqui.

É comum que muitos empresários não tenham a menor ideia da importância de se registrar a marca no

INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial, essa falta de conhecimento acarreta muitos dissabores e prejuízos financeiros pela ausência do registro da marca.

Talvez, você que esteja lendo esse artigo esteja em busca de uma resposta sobre a necessidade ou não de se realizar o registro de uma marca que você já utiliza a muitos anos. Pensando nisso, recomendo que leia o artigo até o final para compreender melhor esse tema e dar os próximos passos.

Quando falamos em uma marca, falamos de um nome que é dado a um negócio ou produto, que busca se diferenciar dos demais para atrair uma clientela, vamos ao seguinte exemplo:

João é produtor de leite, fabrica queijos de ótima qualidade e é conhecido em toda a região em que atua.

Surge, um novo produtor que também fabrica o mesmo produto de João.

João, precisa garantir que seus clientes reconheçam o seu produto e não se confundam com seu concorrente, ele precisa ter uma diferenciação.

A diferenciação, que João busca vem através da construção de uma identidade de marca, logotipo, cores, tipografia, mas não se exclui o nome que deve estar na mente do cliente quando pensarem em queijos.

 

Dito isso, João precisa tornar-se dono do nome escolhido, para obter essa diferenciação e não correr o risco de usar o nome de um negócio de outra pessoa, ou ainda, usar um nome que outra pessoa pode registrar e o impedir de utilizar.

 

Logo, é importante que João realize o registro da marca no INPI, para se tornar dono, pois ele sabe que apenas o nome na Junta Comercial no cartão CNPJ não o torna dono dessa marca.

 

Utilizo a marca há mais tempo, é preciso registrar a marca?

 

 

Não registrei a marca, o que devo fazer?

 

Copiaram a minha marca, que já é antiga. E agora?

 

Roubaram a minha marca!

 

 

Essas são frases ditas por muitos empresários, quando se deparam com uso do nome escolhido, por terceiros.Vamos ao cerne do nosso artigo, o fato de utilizar uma marca há muitos anos, não significa que ela pertença a você.

 

Uma marca, somente será exclusiva para uma pessoa ou negócio, quando ela a registrar e isso pode ser feito por qualquer pessoa, tornando-se dono.

 

Logo, é importante que você esteja atento à importância de se tornar dono da marca, sob o risco de ver um terceiro a registrar e ainda o proibir de utilizá-lo, bem como de prejuízos que poderá acarretar.

 

Ao não realizar o registro da marca, o investimento realizado em produtos que levam o nome da marca, banner, ações de publicidade e marketing, uniformes, site, dentre outros, será desperdiçado, pois foi investido no empreendimento de um terceiro e será necessário reconstruir toda a marca pontos de contato com o cliente, aqui falamos nos casos de ser proibido de usar uma marca.

 

 

Aspectos jurídicos:

 

 

Como você pode ver, o registro da marca é um investimento.

 

Trata-se de um ativo,que agrega benefícios ao negócio, garantindo valor de mercado para venda do negócio, proteção ao consumidor, poderá combater: pirataria, cópias, uso não autorizado da marca, ter exclusividade e até mesmo a licenciar cobrando royalties pelo uso.

 

Quem empreende, não pode negligenciar o cuidado com o registro da marca, todo investimento de tempo, energia despendida para ver o negócio crescer precisa de proteção.

 

O aconselhamento profissional especializado é fundamental ao realizar qualquer tipo de registro e análise de marca.

 

O registro da marca não se resume a protocolar o pedido, não confie em soluções prontas, é necessário analisar se o nome desejado realmente pode ser uma marca e se atende aos requisitos que a lei estabelece.

 

Diminua os riscos e aposte sempre no caminho mais seguro para a sua empresa, qual seja:  a contratação de profissionais capacitados e especialistas em registro de marcas. 


Caso você tenha interesse no tema, acesse o nosso blog e leia outros artigos sobre o assunto. Mas, se deseja marcar uma consulta conosco, envie-nos uma mensagem por aqui! 

 

 

Se você deseja entender mais sobre este tema, leia também o artigo: 

Como funciona o registro de marca no INPI? Custo, benefícios e etapas de registro

Artigos relacionados